quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Computação Desplugada - Aprendendo computação sem computadores.


Autores: Alana Evellyn e André Anderson.

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Quer saber o que é Computação Desplugada, suas principais características, onde ela é usada e exemplos dessa aplicação? Leia nosso post que foi feito para você.
No Brasil, existe um grande número de instituições escolares que não disponibilizam o acesso à internet, o que torna o acesso e utilização das Tecnologias digitais, nos espaços escolares, reduzidos ou até mesmo inexistentes. Muitas dessas escolas não possuem nem equipamentos digitais, muito menos internet veloz disponíveis para a utilização dos seus alunos e professores ou, quando têm, muitas vezes não são utilizados pelos alunos e, menos ainda, pelos profissionais que possuem formação para isso. Tal fato acaba por dificultar diversas atividades que poderiam ser feitas interdisciplinarmente nos mais diversos componentes curriculares. Diante disso, surgiu um movimento criado por Tim Bell, Lan H. Witten e Mike Fellows chamado de Computação Desplugada, A Computer Science Unplugged é o conceito que tem como base a não utilização do computador ou qualquer outro recurso eletroeletrônico -hardwares e/ou softwares- para o ensino de fundamentos da Ciência da Computação, adequando-se melhor em espaços em que a infraestrutura é deficiente ou ausente (SANTOS, et al., 2016). Esse método mostra a existência e possibilidade de se trabalhar a Ciência da Computação de modo interdisciplinar e sem qualquer aparato tecnológico.
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A Computação Desplugada é um método de ensino atraente por criar circunstâncias que exploram ações relacionadas ao trabalho em equipe, a resolução de problemas e a criatividade, por meio da ludicidade, reflexão, entre outros. Na educação, em que níveis ela pode ser utilizada? Bom, pode ser executada pelos professores na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), no ensino superior e em outras modalidades da educação, como Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação de Jovens e Adultos – EJA e na Educação Indígena, para assim desenvolver habilidades e competências tão necessárias no nosso cenário brasileiro atual. A Computação Desplugada contribui de forma a estimular e incluir o Pensamento Computacional, o raciocínio computacional e lógico nas atividades didáticas (SILVA, et al., 2014). As técnicas, nomeadas de desplugadas, segundos os criadores Bell, Witten y Fellows (2015), incentivam a propagação de diversos conhecimentos como algoritmos, teoria da informação, números binários, entre outras modalidades.
Tem curiosidade em saber onde é aplicado na realidade esse método? De acordo com as nossas referências selecionadas, os níveis de ensino onde tem sido adotado o método de Computação Desplugada são: toda a educação básica e no ensino superior, especialmente em cursos que possuem vieses tecnológicos. Vale salientar que esse método é usado em formações continuadas para profissionais da educação que já exercem o ato da docência.
As aplicações da Computação Desplugada varia de nível de ensino, isto é, divergem quando esse nível é maior ou menor.  Provavelmente, você já teve diversos contatos durante a vida com atividades e jogos embasados na Computação Desplugada e não sabe. Vamos citar alguns desses que são bastante conhecidos e que têm, como fundamento, princípios da Ciência da Computação como abstração, depuração, automação, sequência, entre outros. As atividades mais comuns são quebra-cabeças, jogo dos sete erros, atividades de sequência de objetos ou cores. Nessas atividades, nós buscamos identificar possíveis problemas para solucioná-los. (SANTOS, et al.,2016)

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Agora iremos expor para vocês alguns conhecimentos e habilidades que podem ser estimulados pela Computação Desplugada: na área do conhecimento temos os  números, depuração, a geometria, sequência, percepção espacial: relações com o próprio corpo e do corpo com o espaço, percepção direcional, que se caracteriza pela lateralidade e direcionalidade, e na área das habilidades o aluno aprende a trabalhar em equipe e lidar com suas ações e emoções. (SANTOS, et al.,2016)
Agora que vocês já sabem o fundamental sobre a temática pedimos que deixem suas críticas, comentários, emoções, reações e/ou angústias. Agradecidos!


Referências:FERREIRA, Ana C. C.; MELHOR, André.;  BARRETO, Jandiaci S.; et al., Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional desplugada na educação básica. In: CBIE - LACLO 2015, N.3, 2015, Bahia, Anais... Bahia, Universidade Federal da Bahia, p.256.
GONÇALVES, Dimas A, S.;SILVA, Gislaine, M.; LUZ, Ronaldo S., et al, Relatório de experiência de alunos do curso de licenciatura em computação da IFMG - Campus Ouro Branco, na utilização de objetos de aprendizagem desplugados e do Scratch como instrumento no ensino e programação. In: congresso brasileiro de informática na educação (CBIE), n.2, 2013, Minas gerais. Relatório... Minas gerais; instituto federal de Minas gerais, p.335.
SANTOS, Elisângela R.; SOARES, Graciele.; BIANCO, Guilherme D. et al., Estímulo ao pensamento computacional a partir da computação desplugada: uma proposta para a educação.  In: Revista latinoamericana de tecnologia educativa,v.15, n.3, mar./out.,2016.
SILVA, Thiago R.; ARAÚJO, Glauber G.; ARANHA, Eduardo H, S., Oficinas itinerantes de Scratch e computação desplugada para professores como apoio ao ensino de computação - um relatório de experiência. In. 3° congresso Brasileiro de informática na educação (CBIE), N.3, 2014, Natal. Relatório...Natal; p. 380.
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8 comentários:

  1. Muito Bom! Realmente não tem desculpa para não usar a tecnologia em sala de aula. Parabéns! Texto de fácil compreensão.

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  2. Poxa, não vejo a hora de poder usar a CD em minha sala de aula! Arrasaram, texto bem cativante.
    Att,
    Penélope Souza

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  3. Parabéns pelo trabalho, vocês explicaram bem o assunto e não deixaram duvidas sobre o uso dela em sala de aula.

    Letícia Dumont

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  4. texto agradável e dinâmico, inclusive agradeço o acesso ao nosso post "Pensamento Computacional" através deste hipertexto! Concluo que realmente a tecnologia está presente no nosso cotidiano e deve-se usar para contribuições em sala de aula.

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  5. ótimo post! Achei o tema muito importante e necessário pois traz um exemplo de metodologia que pode ser aplicada em todos os níveis de ensino ainda que os recursos tecnológicos nesses âmbitos sejam escassos.

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  6. Post muito esclarecedor sobre a temática que pode ser um excelente complemento para as aulas. Parabéns!

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  7. O texto,e de fácil compreensão,bem informativo e dialogativo,a temática e bem atual e de extrema importância para os professores brasileiros,que não tem tantos recursos tecnológicos,principalmente em escolas públicas,o texto nos mostra o que podemos fazer para que isso não seja um obstáculo,para a utilização,de materiais tecnológicos em sala de aula.

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