Ensino personalizado: uma educação sob medida Nathalia Silva Santos
O
ensino personalizado (também conhecido como ensino adaptativo ou adaptive
learning) vem sendo pesquisado desde os anos 60. Trata-se de uma formatação
modificada do conteúdo a ser ensinado para o melhor entendimento do aluno. É
configurado em diversos estilos e pode fazer uso de diversas ferramentas para
uma melhor aprendizagem. Este conteúdo adaptado pode ser aplicado aos alunos de forma presencial ou à
distância em ambientes virtuais.(HORN e STAKER, 2015, apud LIMA. J et.al. 2016).
Personalizar
a aprendizagem é adaptá-la
às necessidades particulares do aluno. Em geral, um aluno que recebe atenção individualizada
obtém melhores resultados. Para realizar explicações ajustadas às necessidades do
aluno é necessário um atendimento individualizado. A personalização pressupõe
que as pessoas tem formas e ritmos diferentes de aprender. Características que
variam conforme os conhecimentos prévios, habilidades, interesses e emoções de
cada um.(PORVIR..., 2015, p. 1, apud LIMA. J et.al. 2016 ).
Considera-se, também, a necessidade de estimular
o aluno a explorar o objeto de aprendizagem e, neste sentido, quanto mais
personalizado e focado for o objeto, mais provável será o interesse do aluno.
Junto ao conceito de oportunidade de descoberta de conhecimento, a teoria da
aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968) afirma ampliar e reconfigurar as ideias
na estrutura mental para acessar novos conteúdos. Quanto mais associações, mais
conhecimento. Desta forma, chegamos a teoria de que quanto mais se sabe, mais
se aprende. Logo, a existência de conhecimentos prévios para ancorar as novas
ideias é um fator importante para o aprendizado significativo.(LIMA. J et.al. 2016).
IMAGEM:http://porvir.org/especiais/personalizacao/
Em minhas pesquisas, encontrei alguns
resultados de aplicações do ensino personalizado em diversos estados. Muitos com incentivos da Fundação Lemman.
Para o melhor entendimento sobre a pratica
do ensino personalizado, apresento o relato da prof.ª Izabel de Souza, do
Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Educação Integral e Formação
Pedagógica II, em Ferraz de Vasconcelos - SP, onde ela e seus alunos relatam suas experiências.
REFERÊNCIAS:
SILVA. M et.al.Proposta de Plano de Educação Tecnológica para as Escolas de Ensino Fundamental de Boa Viagem, Ceará. Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1; Jan – Jun; 2017; ISSN: 2357-8483.
SANTOS.R. SILVA.R. O ENSINO PERSONALIZADO: ALGUMAS INVESTIGAÇÕES. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ Vol. 28, n.57/ p. 170-191/ JANEIRO-ABRIL. 2018. eISSN 1981-8106.
LIMA. J et.al. Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem Significativa. Novas Tecnologias na Educação: CINTED-UFRGS; V. 14 Nº 2, dezembro, 2016.
Post bastante interessante,abrange um tema curioso, além de ser um texto de fácil entendimento.
ResponderExcluirO tema está muito bem desenvolvido e organizado,o tema e extremamente importante,tanto para alunos,quanto para professores,essa temática ajuda a ampliar e a configurar ideias,o vídeo e a imagem,descrevem bem a temática.
ResponderExcluirUm post bastante esclarecedor acerca de uma temática fundamental para nós, pedagogos em formação. Muito bem organizado e desenvolvido. Possui uma linguagem de fácil entendimento, e me proporcionou uma leitura muito interessante.
ResponderExcluirUm post bastante esclarecedor acerca de uma temática fundamental para nós, pedagogos em formação. Muito bem organizado e desenvolvido. Possui uma linguagem de fácil entendimento, e me proporcionou uma leitura muito interessante.
ExcluirGabrielle França
Um post bastante esclarecedor acerca de uma temática fundamental para nós, pedagogos em formação. Muito bem organizado e desenvolvido. Possui uma linguagem de fácil entendimento, e me proporcionou uma leitura muito interessante.
ResponderExcluirGabrielle França