quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Ensino Personalizado

    Ensino personalizado: uma educação sob medida                                                                        Nathalia Silva Santos  

                                                                               

O ensino personalizado (também conhecido como ensino adaptativo ou adaptive learning) vem sendo pesquisado desde os anos 60. Trata-se de uma formatação modificada do conteúdo a ser ensinado para o melhor entendimento do aluno. É configurado em diversos estilos e pode fazer uso de diversas ferramentas para uma melhor aprendizagem. Este conteúdo adaptado pode ser aplicado aos alunos de forma presencial ou à distância em ambientes virtuais.(HORN e STAKER, 2015, apud  LIMA. J et.al. 2016).
Personalizar a aprendizagem é adaptá-la às necessidades particulares do aluno. Em geral, um aluno que recebe atenção individualizada obtém melhores resultados. Para realizar explicações ajustadas às necessidades do aluno é necessário um atendimento individualizado. A personalização pressupõe que as pessoas tem formas e ritmos diferentes de aprender. Características que variam conforme os conhecimentos prévios, habilidades, interesses e emoções de cada um.(PORVIR..., 2015, p. 1, apud  LIMA. J et.al. 2016 ).
Considera-se, também, a necessidade de estimular o aluno a explorar o objeto de aprendizagem e, neste sentido, quanto mais personalizado e focado for o objeto, mais provável será o interesse do aluno. Junto ao conceito de oportunidade de descoberta de conhecimento, a teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968) afirma ampliar e reconfigurar as ideias na estrutura mental para acessar novos conteúdos. Quanto mais associações, mais conhecimento. Desta forma, chegamos a teoria de que quanto mais se sabe, mais se aprende. Logo, a existência de conhecimentos prévios para ancorar as novas ideias é um fator importante para o aprendizado significativo.(LIMA. J et.al. 2016).

IMAGEM:http://porvir.org/especiais/personalizacao/


    O principal objetivo do ensino personalizado são os suportes de aprendizagem que auxiliam os alunos a obter uma melhor compreensão e construção do seu conhecimento.O papel do professor nessa modalidade de ensino é utilizar  metodologias não convencionais  auxiliando o aluno para que ele possa ser um individuo mais autônomo, colaborativo e ser um compartilhador de informações.( SANTOS.R. SILVA.R. p. 170-191, 2018). Existem vários tipos de adaptação de conteúdo neste processo de personalização do ensino. Dentre elas, estão os sistemas de hipermídias adaptativas como Moodle; TelEduc; Blackboard Inc.; Khan Academy, adaptações de acordo com o contexto (GÓMEZ, 2013), também há o teste de estilo de aprendizagem que ajuda o professor a identificar qual a melhor forma que seu aluno aprende e assim potencializar o meio no qual o aluno se desenvolve melhor e aprimorar os demais. Essa modalidade de ensino tem sido aplicada no ensino fundamental, médio e superior. Por ser uma ferramenta potencializadora do conhecimento, ela está sendo bastante utilizada, principalmente, no ensino superior na modalidade EAD. Já no ensino fundamental e médio ela aparece  com a utilização de plataformas para auxiliar no ensino da Língua Portuguesa com o objetivo de melhorar a interpretação de textos. Além destas, temos atividades voltadas ao ensino de programação e da matemática, como a atividade sobre o teorema de Pitágoras no site Khan Academy. Para as línguas, temos a atividade de tradução oferecida no site Duolingo dentre ouras. ( SILVA. M et.al. 2017).
    Em minhas pesquisas, encontrei alguns resultados de aplicações do ensino personalizado em diversos estados. Muitos com incentivos da Fundação Lemman
 Para o melhor entendimento sobre a pratica do ensino personalizado, apresento o relato da prof.ª Izabel de Souza, do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Educação Integral e Formação Pedagógica II, em Ferraz de Vasconcelos - SP, onde ela e seus alunos relatam suas experiências.

REFERÊNCIAS:

      
           SILVA. M et.al.Proposta de Plano de Educação Tecnológica para as Escolas de Ensino Fundamental de Boa Viagem, Ceará. Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1; Jan – Jun; 2017; ISSN: 2357-8483. 
         
        SANTOS.R. SILVA.R. O ENSINO PERSONALIZADO: ALGUMAS INVESTIGAÇÕES. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ Vol. 28, n.57/ p. 170-191/ JANEIRO-ABRIL. 2018. eISSN 1981-8106.
         LIMA. J et.al. Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem SignificativaNovas Tecnologias na Educação: CINTED-UFRGS; V. 14 Nº 2, dezembro, 2016.





5 comentários:

  1. Post bastante interessante,abrange um tema curioso, além de ser um texto de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  2. O tema está muito bem desenvolvido e organizado,o tema e extremamente importante,tanto para alunos,quanto para professores,essa temática ajuda a ampliar e a configurar ideias,o vídeo e a imagem,descrevem bem a temática.

    ResponderExcluir
  3. Um post bastante esclarecedor acerca de uma temática fundamental para nós, pedagogos em formação. Muito bem organizado e desenvolvido. Possui uma linguagem de fácil entendimento, e me proporcionou uma leitura muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um post bastante esclarecedor acerca de uma temática fundamental para nós, pedagogos em formação. Muito bem organizado e desenvolvido. Possui uma linguagem de fácil entendimento, e me proporcionou uma leitura muito interessante.

      Gabrielle França

      Excluir
  4. Um post bastante esclarecedor acerca de uma temática fundamental para nós, pedagogos em formação. Muito bem organizado e desenvolvido. Possui uma linguagem de fácil entendimento, e me proporcionou uma leitura muito interessante.

    Gabrielle França

    ResponderExcluir