A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO:
O QUE É, COMO E PORQUÊ APLICÁ-LA EM SALA DE AULA
(Fonte: Metodologias Ativas)
Diferente das estratégias de ensino tradicionais, o estudo de caso, seguindo uma direção mais humanista, olha para o aluno não como o receptor da aprendizagem, mas como o principal construtor da mesma, sendo o professor o mediador. Possui um caráter problematizador, que estimula a autonomia do aluno. Através da oportunidade de tomar decisões e solucionar problemas a partir do conhecimento reflexivo advindo da metodologia científica, o aluno aprofunda o seu conhecimento teórico e prático, o que contribui inegavelmente para a sua formação. Philippe Meirieu, pesquisador francês e professor de educação na Universidade Lumière de Lyon 2, considera que (1998)
“Por enquanto, esta maneira de aprender é a mais de acordo com o projeto que temos do sujeito que aprende (...) aprende-se aí como compreender o mundo; constrói –se a si mesmo da mesma forma que se constrói seu próprio saber, constrói-se a si mesmo autônomo".
O estudo de caso tem sido aplicado em pesquisas do Ensino Superior, tanto na área médica (principalmente no curso de Enfermagem) quanto na área humana (cursos de Engenharia, etc). Essa metodologia pode ser utilizada tanto como estratégia de ensino quanto como estratégia de pesquisa . Na área de Farmácia, por exemplo, o estudo de caso é muito utilizado como metodologia de ensino da legislação farmacêutica, no estágio supervisionado em Farmácia da Escola (FERREIRA, T.; PRUDENTE, L.; BARBOSA, N.; STIVAL, S.; DEWULF, N., 2011).
O estudo de caso, aplicado em sala, se daria da seguinte forma: o professor apresenta, através dos recursos que lhe parecem mais adequados, o conteúdo referente à temática "Tecnologias assistivas", então cria para o aluno uma situação-problema, a de um estudante com deficiência que precisa de algum recurso que facilite o seu processo de escrita, já que grande parte da sua coordenação motora foi comprometida. Desse modo, os alunos precisam encontrar materiais que possam ser utilizados para a produção dessa tecnologia, tendo como base para a sua criação e utilização tudo o que aprenderam até o momento.
Tomando a hipótese acima como exemplo, podemos compreender que o estudo de caso como metodologia de ensino busca levar o aluno a compreender uma situação (real), avaliá-la, e através da exploração de possibilidades, solucioná-la. É uma estratégia que modifica a formação do profissional, e o crescimento educacional do aluno, já que dá a ele a oportunidade de estar em contato com o que estuda, o que, de acordo com o coordenador acadêmico da graduação em Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), Dirk Michael Boehe, possibilita uma maior aprendizagem, pois através desse contato, o aluno pode vincular o real conhecimento com emoções.
Para aqueles que desejam um aprofundamento maior acerca da temática abordada, o Instituto Federal da Paraíba disponibiliza o curso "Estudo de caso: metodologia para o ensino". Podem adquirir mais informações clicando aqui.
Enfim, por hoje é só, pessoal. Muito obrigada pela atenção. Até a próxima.
(Fonte: Tenor)
Autoras: Gabrielle França e Yasmin Viegas.
REFERÊNCIAS
INSPER. O estudo de caso como prática pedagógica. 2012. (6 min22s). Publicado pelo canal Insper. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UVZiMbOBSag>. Acesso em: 12 ago. 2019.
MARCELINO, Valéria. Estudo de caso: metodologia para o ensino. Disponível em: <http://mooc.iff.edu.br/course/estudo-de-caso-metodologia-para-o-ensino/intro>. Acesso em: 11 ago. 2019.
Metodologias Ativas. Estudo de caso (Case study). Disponível em: <https://metodologiasativasblog.wordpress.com/2016/08/25/estudo-de-caso/>. Acesso em: 11 ago. 2019.
MARCELINO, Valéria. Estudo de caso: metodologia para o ensino. Disponível em: <http://mooc.iff.edu.br/course/estudo-de-caso-metodologia-para-o-ensino/intro>. Acesso em: 11 ago. 2019.
Metodologias Ativas. Estudo de caso (Case study). Disponível em: <https://metodologiasativasblog.wordpress.com/2016/08/25/estudo-de-caso/>. Acesso em: 11 ago. 2019.
LINHARES, M. P.; REIS E. M. Estudo de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física. São Paulo: Ciência & Educação, 2008.
FERREIRA, T. X. A. M.; PRUDENTE, L. R.; BARBOSA, N. L.; STIVAL, S. S.; DEWULF, N. L. S. Estudo de caso como estratégia de ensino da legislação farmacêutica no estágio supervisionado em Farmácia escola. Três Corações: Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 2011.
SILVA, R. S.; PAIXÃO, G. P. N.; LINS, D. B.; JESUS, R. A.; PEREIRA, A. Estudo de caso como uma estratégia de ensino na graduação: percepção dos graduandos em Enfermagem. Bucaramanga: Cuidarte, 2014.
BOCCHI, S.C.M.; PESSUTO, J.; DELL’AQUA, M.C.Q. Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos. São Paulo: Revista Latino-Americana de Enfermagem, 1996.
FREITAS, M. I. P.; CARMONAL, E. V. Estudo de caso como estratégia de ensino do Processo de Enfermagem e do uso de linguagem padronizada. Brasília: Revista Brasileira de Enfermagem, 2012.
FERREIRA, T. X. A. M.; PRUDENTE, L. R.; BARBOSA, N. L.; STIVAL, S. S.; DEWULF, N. L. S. Estudo de caso como estratégia de ensino da legislação farmacêutica no estágio supervisionado em Farmácia escola. Três Corações: Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 2011.
SILVA, R. S.; PAIXÃO, G. P. N.; LINS, D. B.; JESUS, R. A.; PEREIRA, A. Estudo de caso como uma estratégia de ensino na graduação: percepção dos graduandos em Enfermagem. Bucaramanga: Cuidarte, 2014.
BOCCHI, S.C.M.; PESSUTO, J.; DELL’AQUA, M.C.Q. Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos. São Paulo: Revista Latino-Americana de Enfermagem, 1996.
FREITAS, M. I. P.; CARMONAL, E. V. Estudo de caso como estratégia de ensino do Processo de Enfermagem e do uso de linguagem padronizada. Brasília: Revista Brasileira de Enfermagem, 2012.
Muito boa a metodologia,bem interessante a metodologia utilizada em cursos superiores,para compreender uma situação real,aplicada a pratica.
ResponderExcluirRosana
Post de leitura fácil, super em concordância com a proposta de post, tema de importante relevância para o pedagogo, vocês demonstraram domínio do tema. Parabéns meninas!
ResponderExcluirAndré Anderson Silva Araújo
Post muito bem elaborado, de fácil compreensão, bem escrito e bem organizado, as autoras apresentam bom domínio da temática, e disponibilizam sugestões para aprofundamento no tema. O estudo de caso é semelhante as metodologias ativas, pois coloca o aluno como centro da aprendizagem, e as autoras trouxeram isso de forma clara ao leitor.
ResponderExcluirParabéns autoras, ótimo trabalho!
Post muito bem escrito e estruturado, parabéns!
ResponderExcluirGostei também no gif no Silvio kkkkk bjs
Jéssica Guedes
Uma ótima elaboração e exposição do conteúdo, acho sempre interessante quando se dá ênfase em temas em que não se considera o professor como o centro e sim o aluno.
ResponderExcluirAtt,
Penélope Souza
Uma ótima abordagem, texto de fácil compreensão. Parabéns!
ResponderExcluirPs:Amei o Gif hahaha