quarta-feira, 14 de agosto de 2019

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS - UM NOVO RECURSO NA EDUCAÇÃO


Jackelyne Sousa Alves 
Luana Ferreira Freitas

A Tecnologia Assistiva - TA é um termo novo cujo conceito ainda permanece em seu pleno processo de construção, uma vez que possui variáveis interpretações e estudos que convergem entre si, e permite-os entendê-la como um novo mecanismo de serviço voltado, principalmente, para as pessoas com deficiência ou em fase de envelhecimento. O termo tecnologia assistiva abrange uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba recursos, metodologias, estratégias e práticas, promovendo a funcionalidade, relacionada à participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou com mobilidade reduzida, buscando desenvolver sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (BERSCH, 2017) 
Como faz notar Rita Bersch: 
Podemos então dizer que o objetivo maior da TA é proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho. (BERSCH, 2017, p.2)
Ainda segundo Bersch, as tecnologias assistivas se enquadram em categorias nas quais podem servir para: auxiliar na vida diária e prática, na comunicação aumentativa e alternativa (CAA), em recursos de acessibilidade ao computador, em sistemas de controle de ambiente, projetos arquitetônicos de acessibilidade, órteses e próteses, adequação postural, auxílios de mobilidade, mobilidade em veículos, no esporte e lazer, entre outros. Como pode-se observar na imagem abaixo:


FONTE: encurtador.com.br/dyACU

No que tange à aplicação das tecnologias assistivas, podemos enfatizar que seus métodos perpassam todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o nível superior. As tecnologias abrangem um leque de oportunidades para as práticas inclusivas no meio educacional. Todavia, a plena participação dos alunos, depende da presença dos recursos de TA e isso não engloba apenas o ambiente escolar, mas perpassa todos os processos de aprendizagem desses sujeitos. Nessa conjuntura, as tecnologias assistivas têm um forte impacto nos níveis de ensino na qual é aplicada, uma vez que é ela que garante a acessibilidade daquele aluno, garantindo que ele seja incluído e consiga realizar aquilo que todos fazem. Uma pesquisa mostra que 21,6% dos alunos das pessoas com deficiência no Brasil nunca frequentaram uma escola (FGV, 2003). Este fato mostra que, mesmo que haja documentos que não permitam a recusa desses alunos nas escolas, as reclamações por parte da gestão e dos professores é grande, devido ao fato de que falta de preparação para lidar com essas necessidades especiais, assim como também os alunos que reclamam de escolas que frequentemente os excluem, por não disponibilizarem espaços acessíveis, recursos e metodologias que respondam às especificidades de suas necessidades. (GALVÃO FILHO, 2011) 
Podemos observar que a TA permite a autonomia, a independência, a interação, e principalmente o protagonismo do aluno. Segundo G. Filho, ela ainda permite que os recursos possam ser produzidos pelos próprios professores. Como podemos observar nas imagens abaixo, que são recursos utilizados para ajudar aos alunos no seu cotidiano escolar. (GALVÃO FILHO, 2009)
Concluímos assim que, a TA é um meio no qual o indivíduo pode se utilizar para seu desenvolvimento, promovendo a inclusão e a garantia ao aluno de fazer parte e ter os mesmos direitos que os outros, através de adaptações que podem acontecer em uma sala de recursos como o AEE - Atendimento Educacional Especializado - ou na própria sala regular. É importante frisar ainda, que os materiais podem ser construídos por meio de recursos encontrados no dia-a-dia, como emborrachado ou até mesmo o Smartphone que dá a possibilidade a pessoas com deficiência visual o comando de voz, entre outros. 


FONTE: encurtador.com.br/giJY4


FONTE: encurtador.com.br/dsVW1




REFERÊNCIAS:

GALVÃO FILHO, T. Favorecendo práticas pedagógicas inclusivas por meio da Tecnologia Assistiva. In: NUNES, L. R. O. P.; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. F. (orgs.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, p. 71-82, 2011.

GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.


RODRIGUES & ALVES (2013) HOLOS, Ano 29, Vol. 6 170 TECNOLOGIA ASSISTIVA – UMA REVISÃO DO TEMA

BERSCH, RITA. INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA ASSISTIVA. Disponível em:
http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf > Acesso em 13 de Agosto de 2019

FGV, 2003. Sumário Executivo, Retratos da Deficiência no Brasil, Fundação Getúlio Vargas. Disponível em:  
https://www.cps.fgv.br/cps/deficiencia_br/PDF/PPD_Sumario_Executivo.pdf >Acesso em: 17 set 2019


11 comentários:

  1. Muito bom o texto,gostei de verdade,uma área de interesse minha é o AEE, e me incentivou mais ainda esse post. Adorei.

    Rosana.

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  2. A temática escolhida, que abrange a inclusão, é fundamental para ser explorada e debatida já que visa, o protagonismo do indivíduo.
    A escrita está ótima e de fácil entendimento e os recursos visuais-imagem e vídeo- foram muito bem escolhidos.

    Marianna Vieira

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  3. trabalho produzido com excelência e dinamicidade; pude compreender o conteúdo rapidamente pois contém uma linguagem de melhor entendimento, e a imagem e vídeo, foram complementares e indispensáveis na discussão acerca das tecnologias assistivas, nos levando também a olhar para esse público, que muitas vezes são escanteados socialmente. Parabéns as autoras, pois conseguiram atingir o objetivo em sua essência do conteúdo. Por: Raphaela Viana de Morais.

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  4. Muito bom!O tema é de grande relevância para a construção do aprendizado para a disciplina de Educação Especial e contribuiu muito acerca de algumas dúvidas que eu tinha sobre o assunto!
    Valeu!

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  5. Post muito bem escrito e direto, facilitando o entendimento da informação, parabéns! Adorei! Bjs

    Jéssica Guedes

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  6. Gostei bastante dessa postagem, pois faz uma síntese legal e completa sobre o tema. Além disso é algo de grande importância para minha formação quando educadora.

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  7. Ótimo! Post de fácil compreensão e objetivo, bem claro no que se diz a respeito que a sociedade deve se adequar ao indivíduo e não o indivíduo à sociedade! Parabéns :)
    - Anna Beatriz Regadas

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  8. Muito bem elaborado e de fácil entendimento, importante para a nossa vida acadêmica.

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  9. O texto foi muito bem desenvolvido, facilitando a leitura e o entendimento do conteúdo abordado. Podemos compreender rapidamente a importância das tecnologias Assistivas e como as mesmas são essenciais para a inclusão e independência dos alunos. Parabéns as autoras pelo texto!
    Nívea =)

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  10. Parabéns pela a abordagem desse tema! é essencial na nossa formação inclusive na área docente, onde precisamos conhecer as necessidades de nossos alunos e exercer a inclusão de forma agradável. Sem falar sobre as possibilidades que a TA cria para as pessoas com deficiência, onde como dito, muitos não tinham ou tem acesso a escola pela falta de recursos que o apoiem na aprendizagem. Muito interessante. Arrasaram!

    por: LUANA KARLA DA SILVA NASCIMENTO

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  11. A escrita ficou muito bem estruturada e fundamentada. A dupla utilizou bem recursos de mídia e hiperlinks, além de terem desenvolvido o tema com capacitação.

    Assinado: Andrei Rufino da Silva

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