quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Aprendizagem baseada em projeto: a metodologia do futuro?


Aprendizagem baseada em projeto: a metodologia do futuro?


Iohanna Maria de Assis Estevam
Graduanda do curso de Pedagogia - UFPB



No tempo contemporâneo, devido à imersão, quase total, de uma sociedade no âmbito tecnológico, há brechas para discussões sobre o desenvolvimento de competências básicas que circundam os estudantes. A preocupação de pensar sobre uma metodologia capaz de efetivar a aprendizagem daquele aluno se torna essencial. 

A aprendizagem baseada em projetos, ou, em inglês, Project Based Learning, como o próprio nome já nos dá uma pista, é sobre uma metodologia que tem o intuito de efetivar a aprendizagem através de projetos. Projetos estes que serão elaborados e pensados por uma equipe pedagógica que vise o desenvolver de competências como autenticidade, pensamento crítico, trabalho em equipe, utilização de tecnologias e o protagonismo de forma ativa daquele aluno. (MASSON et al., 2012).




O entendimento sobre o que uma instituição escolar deve desenvolver em um aluno deve ser por meio de aulas que remetam ao estudante a investigar, buscar informações, associar, mobilizar recursos e saberes, analisar situações, criar, formular, ser cooperativo, fazer projetos, buscar soluções e tomar decisões. (TOYOHARA et al., 2010). Tendo isso em mente, esses principais requisitos serão incorporados na aprendizagem baseada em projetos, onde suas principais características se dão por:
     
  • Ter o aluno como centro do processo;
  • Desenvolver-se em grupos tutoriais;
  • Caracterizado por ser um processo ativo, cooperativo, integrado e interdisciplinar/transdisciplinar e orientado para a aprendizagem do aluno.


  1. Pergunta motivadora: uma questão que não possa ser respondida facilmente e puxe a temática da aula e que o professor investigue o conhecimento já adquirido dos alunos.
  2. Desafio proposto: Apresentar o desafio para a turma. Apresentação, objeto, pesquisa que demonstre as habilidades adquiridas nesse processo.
  3. Pesquisa e conteúdo: Os alunos precisam investigar por meio de fontes, uso de internet, livros, jornais, pessoas.
  4. Cumprindo o desafio: Os alunos colocam em prática seu conhecimento e competências adquiridas durante a pesquisa.
  5. Reflexão e feedback: Refletir o tema com debate
  6. Responder a pergunta inicial: Voltar à pergunta para que os alunos a responda novamente mediante aos novos conhecimentos 
  7. Avaliação de aprendizado: Aplicação de uma avaliação para identificar o que cada aluno    aprendeu.

Por ser uma metodologia extremamente ampla, pode ser aplicada em todos os ensinos, desde o infantil até o superior e técnico. A aprendizagem baseada em projetos acaba por ser essencial dentro de uma sala de aula, pois visa, se aplicada cedo, despertar essas competências já citadas na criança, porém é necessária uma equipe pedagógica capaz de elaborar de uma forma efetiva essa metodologia. (TOYOHARA et al., 2010).

No artigo sobre metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL) foi feita na Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada em São Paulo, visando cursos de Engenharia, onde a revolução tecnológica mais afeta. É discutida sobre a aprendizagem baseada em projetos, e, na inserção dessa metodologia dentro do curso. Dessa forma, moldando novos profissionais da engenharia com eficiência no aprendizado, sendo eles, autônomos e ativos dentro de sua área. (MASSON et al., 2012)

Referências:

MASSON, Terezinha Jocelen et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (pbl). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012. p. 13. Disponível em: <http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0174-1.pdf> Acesso em: 19 ago. 2019.

TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro et al. Aprendizagem Baseada em Projetos–uma nova Estratégia de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos. In: PBL Congresso Internacional. 2010. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/7/artigos/104325.pdf> Acesso em: 19 ago. 2019.

Um comentário:

  1. Post muito bacana, principalmente as dicas para aplicar a aprendizagem baseada em projetos na sala de aula.

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