Aprendizagem baseada em projeto: a metodologia do futuro?
Iohanna Maria de Assis Estevam
Graduanda do curso de Pedagogia - UFPB
No tempo contemporâneo, devido à
imersão, quase total, de uma sociedade no âmbito tecnológico, há brechas para
discussões sobre o desenvolvimento de competências básicas que circundam os estudantes. A preocupação de pensar sobre uma metodologia capaz de efetivar a
aprendizagem daquele aluno se torna essencial.
A aprendizagem baseada em projetos,
ou, em inglês, Project Based Learning, como o próprio nome já nos dá uma pista,
é sobre uma metodologia que tem o intuito de efetivar a aprendizagem através de
projetos. Projetos estes que serão elaborados e pensados por uma equipe
pedagógica que vise o desenvolver de competências como autenticidade, pensamento
crítico, trabalho em equipe, utilização de tecnologias e o protagonismo de
forma ativa daquele aluno. (MASSON et al., 2012).
O entendimento sobre o que uma
instituição escolar deve desenvolver em um aluno deve ser por meio de aulas que
remetam ao estudante a investigar, buscar informações, associar, mobilizar
recursos e saberes, analisar situações, criar, formular, ser cooperativo, fazer
projetos, buscar soluções e tomar decisões. (TOYOHARA et al., 2010). Tendo isso em mente, esses principais
requisitos serão incorporados na aprendizagem baseada em projetos, onde suas
principais características se dão por:
- Ter o aluno como centro do processo;
- Desenvolver-se em grupos tutoriais;
- Caracterizado por ser um processo ativo, cooperativo, integrado e interdisciplinar/transdisciplinar e orientado para a aprendizagem do aluno.
- Pergunta motivadora: uma questão que não possa ser respondida facilmente e puxe a temática da aula e que o professor investigue o conhecimento já adquirido dos alunos.
- Desafio proposto: Apresentar o desafio para a turma. Apresentação, objeto, pesquisa que demonstre as habilidades adquiridas nesse processo.
- Pesquisa e conteúdo: Os alunos precisam investigar por meio de fontes, uso de internet, livros, jornais, pessoas.
- Cumprindo o desafio: Os alunos colocam em prática seu conhecimento e competências adquiridas durante a pesquisa.
- Reflexão e feedback: Refletir o tema com debate
- Responder a pergunta inicial: Voltar à pergunta para que os alunos a responda novamente mediante aos novos conhecimentos
- Avaliação de aprendizado: Aplicação de uma avaliação para identificar o que cada aluno aprendeu.
Por ser uma metodologia extremamente
ampla, pode ser aplicada em todos os ensinos, desde o infantil até o superior e
técnico. A aprendizagem baseada em projetos acaba por ser essencial dentro de
uma sala de aula, pois visa, se aplicada cedo, despertar essas competências já
citadas na criança, porém é necessária uma equipe pedagógica capaz de elaborar
de uma forma efetiva essa metodologia. (TOYOHARA et al., 2010).
No artigo sobre metodologia de
ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL) foi feita na Universidade
Presbiteriana Mackenzie, localizada em São Paulo, visando cursos de Engenharia,
onde a revolução tecnológica mais afeta. É discutida sobre a aprendizagem baseada
em projetos, e, na inserção dessa metodologia dentro do curso. Dessa forma,
moldando novos profissionais da engenharia com eficiência no aprendizado, sendo
eles, autônomos e ativos dentro de sua área. (MASSON et
al., 2012)
Referências:
MASSON,
Terezinha Jocelen et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em
projetos (pbl). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
(COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012. p. 13. Disponível em: <http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0174-1.pdf>
Acesso em: 19 ago. 2019.
TOYOHARA,
Doroti Quiomi Kanashiro et al. Aprendizagem Baseada em Projetos–uma nova
Estratégia de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos. In: PBL Congresso
Internacional. 2010. Disponível em:
<http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/7/artigos/104325.pdf> Acesso
em: 19 ago. 2019.
Post muito bacana, principalmente as dicas para aplicar a aprendizagem baseada em projetos na sala de aula.
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