quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Realidade Aumentada


Felipe Pereira
Penélope Souza.

Fonte: http://innovationinsider.com.br/realidade-aumentada-o-que-e-e-como-usar/



A realidade aumentada (RA) é uma ferramenta que contribui numa interação entre aspectos virtuais e reais que possibilitam aos usuários de tablets e smartphones uma maior interação com a plataforma digital que pode tanto para comunicação  e para o lazer (que o destaque no lazer é o Pokémon Go). Na essência, a RA é uma proposta de interação de usuários com a tecnologia envolvendo elementos do mundo real e do mundo virtual (KIRNER; SISCOUTTO, 2011).
Pode pensar que essa ferramenta é algo inovador e atualizado, sendo que, suas primeiras bases foram feitas muito antes. As bases da Realidade Aumentada (RA) surgiram na década de 1960 com o pesquisador Ivan Sutherland, mas apenas em 1980 surge o primeiro projeto desenvolvido pela Força Aérea Americana que consistia em um simulador de pilotagem de avião, com a visão óptica direta, misturando elementos virtuais com o ambiente real do usuário. Essas aplicações no RA ficaram mais acessíveis somente no início dos anos 2000, com a convergência de técnicas de visão computacional, software e dispositivos com melhor índice de custo-benefício.
Com essa leitura é pensado que a associação com o mundo virtual da realidade aumentada pode ser considerada realidade virtual, mas vem a dúvida, Essas duas ferramentas digitais podem ser consideradas iguais ou distintas? Em diretas definições a RA pode ser definida como a união entre o real e o virtual por meio de um software (FAUST et al., 2011). Enquanto a Realidade Virtual (RV) proporciona uma experiência de imersão total na simulação, já a RA permite a interação entre a realidade e ilusão.

 Na figura acima é representado os diferentes tipos de realidade em que indivíduo está posicionado na base inicial na seta e que seguindo esse percurso em que o usuário está contido na realidade e esta realidade pode ser completada pela realidade virtual; e, somente através da realidade virtual sobreposta na realidade física que o usuário pode chegar à aumentada.

Quando falamos de RA, devemos ter em mente que o objetivo dela é que não seja retirada do indivíduo a consciência de que ele está em seu ambiente real, mas que nele sejam inseridos objetos tridimensionais para que a RA ocorra. Por fazer uso de objetos mais comuns como um webcam, a RA vem cada vez mais se propagando nas mais diversas áreas por ser mais acessiva, como por exemplo, na área de educação, levando em consideração que ela fortalece a manutenção do desenvolvimento do interesse do aluno para com o assunto estudado. E nesse contexto, podemos citar o MagicBook, que vem a ser um livro em que o usuário pode manter contato com as histórias contadas no livro a partir da RA.

Em sínteses comparativas feitas por (Bimber, 2004) é possível observar as diferenças da seguinte forma: a realidade aumentada enriquece a cena do mundo real com objetos virtuais, enquanto a realidade virtual é totalmente gerada por computador; a realidade aumentada enriquece a cena do mundo real com objetos virtuais, enquanto a realidade virtual é totalmente gerada por computador.

Referências:

CRUZ, Breno de Paula Andrade; PINTO, Gabriel Velloso; DE OLIVEIRA, Verônica Alves. Capturo Pokémons,“Logo Existo”-Realidade Aumentada e Consumo à Luz das Experiências dos Usuários do Pokémon Go. Revista Brasileira de Marketing, v. 16, n. 4, p. 487-501, 2017.
                                           

KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Realidade virtual e aumentada: conceitos, projeto e aplicações. In: Livro do IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Petrópolis (RJ), Porto Alegre: SBC. 2007. p. 28.

FORTE, Cleberson E.; KIRNER, Cláudio. Usando realidade aumentada no desenvolvimento de ferramenta para aprendizagem de física e matemática. In: 6º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada-WRVA. sn, 2009. p. 1-6.



ZORZAL, Ezequiel Roberto et al. Realidade aumentada aplicada em jogos educacionais. In: V Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais-WEIMIG. 2006.




8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Parabéns pelo Post! Deixa bem claro a diferença entre RA e RV, estimulando o interesse pelos dois temas. O RA proporciona essa interação realidade e objeto virtual, dinamizando formas de aprendizagem para diferentes tipos de indivíduos. No geral, compreendi como uma boa síntese e esclarecedora!

    por: LUANA KARLA DA SILVA NASCIMENTO

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  3. Achei o tema bem legal, e trazendo o exemplo do PokemonGo que foi tão usado, quantas pessoas pararam para pensar que se tratava da realidade aumentada? Provavelmente pouquíssimas.
    A linguagem está de ótimo entendimento, parabéns!

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  4. Belo post, bem definido o termo de Realidade aumentada, além disso consegue diferenciar com clareza a realidade aumentada da realidade virtual.

    Jean Carlos

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  5. Parabéns pelo ótimo post!!
    Gostei bastante do tema, dos exemplos citados e principalmente da leitura leve e de fácil compreensão. Muito interessante perceber que a RA é de tão fácil acesso.

    Luana Nascimento.

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  6. Parabéns aos autores, fizeram uma ótima síntese do assunto, e souberam abordar os aspectos principais do conteúdo. Ótima produção!

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  7. Ótimo post! muito dinâmico, apresenta a RA e a RV de forma esclarecedora, trazendo exemplos muito interessantes, o que desperta o interesse do leitor, muito bem escrito e elaborado.
    ótimo trabalho autores! :)

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  8. Adorei o post!! Além de apresentar o tema de uma forma clara, trouxeram exemplos que estão muito presentes no nosso cotidiano, nos fazendo perceber que a realidade aumentada não é algo que está tão distante de nós.

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