quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Inteligência Artificial na Educação - Ameaça ou Auxilio?

Jean Carlos 
Raymara Agra
Foto:encurtador.com.br/jHMQ3
O termo “Inteligência Artificial” foi criado em 1956 pelo professor Jhon McCarthy. A IA, como também chamada, pode ser definida como a arte ou a ciência de fazer máquinas inteligentes, um jeito de dotar as máquinas de programas inteligentes, fazendo com que computadores executem coisas, que até então, só os humanos fariam e até mesmo de forma aperfeiçoada. Segundo BITTENCOURT, FRIGO e POZZEBON,(2004) "A Inteligência Artificial é, por um lado, uma ciência, que procura estudar e compreender o fenômeno da inteligência, e, por outro, uma área da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana". A inteligência artificial é utilizada em várias áreas como Psicologia, Filosofia, Lógica, Matemática e Ciência da Computação e recentemente vem também se tornando forte influenciadora em áreas como a Biologia e a Neurociência. 
Mas como utilizar a IA no campo educacional? Vemos que é gradativo e rápido o avanço e a proporção que as novas tecnologias vêm tomando no cenário atual, e não poderia ser diferente para com as crianças, que já dominam e se encantam por esse mundo tecnológico. As crianças que começaram o ensino fundamental há pouco mais de dois anos, irão exercer cargos no futuro com ajuda dessas Inteligências artificiais que ainda não são conhecidas por nós. De acordo com a CNI (VIRACI, 2018) "A reformulação da sala de aula por meio das novas tecnologias pode ser um importante passo para a formação de pessoas mais alinhadas com as exigências do século XXI, sendo um motor essencial para a competitividade da indústria brasileira." clique aqui para assistir o vídeo.
São inúmeras as características da I.A e supondo que o principal segmento de estudo das inteligências artificiais seja a Ciência Computacional, podemos especificar algumas atividades que podem ser utilizadas no âmbito educacional segundo a CNI. Dentre elas: 
- MOOCS Massive open online courses (cursos onlines abertos com o objetivo de atingir grandes públicos);
- Serious games (jogos eletrônicos com a finalidade de treinar pessoas) 
- Robotics Intelligent AND Education (utilização da robótica para programação que auxilia na aprendizagem dos alunos).


Foto: encurtador.com.br/cvFZ1


Exemplo de aplicação na prática educativa.
Na prática Educativa, a IA vem sendo aplicada em diferentes níveis de ensino, principalmente nos superiores, com mais frequência nos cursos de arquitetura e neurociência. Um método foi utilizado na área de neurofisiologia para auxiliar no ensino de conceitos básicos para facilitar a aprendizagem e possibilitar um aprendizado único na construção do conhecimento.
 O neuro tutor, como assim é chamado, mostra com eficácia a teoria a respeito do assunto a ser estudado, como: anatomia, fisiologia, célula biológica, neurônio, impulso nervoso, sinapse e os sistemas nervosos periférico e central, sendo todos conectados a uma rede de informações em outros bancos de dados que podem ser nos mesmos blocos ou em blocos distintos. A forma que o conteúdo é apresentado varia de acordo com o estudante. Com isso, o neuro tutor é capaz de identificar os resultados fazendo uma breve avaliação e informando-o sobre sua deficiência e se seu desempenho foi atingido ou não dentro daquela área desejada.
A utilização desse tipo de ferramenta com técnicas de AI, proporciona ao aluno uma motivação através dos recursos utilizados, testam e avaliam seus conhecimentos, além de rever o conteúdo quando necessário. Porém, essas tecnologias não substituem a sala de aula e o professor, sendo visto somente como um incentivador do próprio conhecimento.



REFERÊNCIAS

MENEZES et al. Educação a distância no Ensino Superior – Uma proposta baseada em Comunidades de
Aprendizagem usando Ambientes Telemáticos. XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE– UNISINOS, 2002.


POZZEBON, Eliane; FRIGO, Luciana Bolan; BITTENCOURT, Guilherme.  Inteligência Artificial na EducaçãoUniversitária: Quais as contribuições? Florianópolis.


VICARI, Rosa Maria.Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030. Brasília.SENAI, 2018


UNIEPRO | Tendências em AI, Produção da Storica. 2018. 3,17min. son., col. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=32dA4ytY6yE> acesso em 7 ago. 2019.















6 comentários:

  1. Assunto interessante, linguagem simples e texto objetivo. Parabéns pela bela abordagem!

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  2. Ótimo conteúdo e parabéns pela linguagem e pela forma que foi abordada. É um trabalho que provoca no leitor o interesse pelo tema.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Ótima escolha de tema, a compreensão se dá facilmente e os hiperlinks utilizados foram bem interessantes.
    Marianna Vieira

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  5. Parabéns pela desenvoltura do texto, ele está com uma linguagem de fácil entendimento, e o vídeo assim como o uso das imagens trouxe leveza ao conteúdo de forma a não cansar o leitor e permitir uma visão do tema de uma outra forma mais dinamizada!
    Por: Jackelyne Sousa.

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  6. Que arraso de publi ein! Interessante a forma de descrição do assunto e adorei a forma como foi reforçado o fato de que não substitui a sala de aula! Parabéns!
    Att,
    Penélope Souza

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