Aprendizagem baseada em equipes
Tbl – Team based learning
Rosemary Cruz
Graduanda em Pedagogia
encurtador.com.br/fjOZ2
De acordo com
Moraga e Soto (2016), a aprendizagem baseada em equipes é uma estratégia
instrucional construtivista, que se fundamenta na teoria da aprendizagem
experimental de Kolb. Em seguida, foi desenvolvida em cursos de
administração nos ano 1970, por Larry Michaelsen, no curso de Negócios na
Universidade Federal de Oklahoma, nos Estados Unidos. O Tbl é uma metodologia
ativa de aprendizagem que busca uma aprendizagem desenvolvida em grupo e que
fomenta uma significação no processo de ensino aprendizagem.
Quais as
características? A quê grupo de estudantes é destinada? Há algum exemplo de sua
utilização?
Vamos entender um pouco mais!
encurtador.com.br/hqDO9
Segundo
Bollela, Senger, Tourinho e Amaral (2014), O Tbl pode substituir ou
complementar um curso desenhado a partir de aulas expositivas, também não
requer múltiplas salas preparadas para o trabalho desses grupos. Bem como,
requer um só professor para orientar um grupo entre 5 e 7 alunos, privilegia a
igualdade e que o professor não seja uma figura autoritária, passando a ser um
facilitador da aprendizagem dos estudantes envolvidos, em um ambiente igualitário.
Desta forma, estimula metacognição e
fomenta uma aprendizagem significativa. Sendo utilizado em cursos técnicos ou
de graduação na área de saúde como Medicina e Fisioterapia.
Ou seja, a
aprendizagem em equipe é um processo de alinhamento da capacidade do grupo em
obter os resultados que seus próprios membros desejam. Esse alinhamento
significa “funcionar como um todo”, melhorando a capacidade da equipe em pensar
e agir com sinergia, e total coordenação em um forte sentido de unidade.
De acordo com
Moranga e Soto(2016), a utilização do Tbl em cursos da área de saúde ocorre em
diversas universidades chilenas desde 2010, e vem apresentando resultados
satisfatório e indicadores de taxas de aprovação, além disso, há um maior nível
de satisfação estudantil com a docência em formato Tbl. O primeiro curso Tbl no
chile foi em fisiologia médica na Universidade Católica del Norte.
Referências:
MORANGA, Daniel; SOTO, Jeannette. TBL- Aprendizage basado em equipos. Chile: Facultad de Ciencias y Educación, Universidad Iberoamericana de Ciencias y Tecnología, 2014.
BOLLELA, Valdes R,; SENGE, Maria E,; TOURINHO, Francis S. V.; AMARAL, Eliana. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Revista, on line, Ribeirão Preto/SP, 2016. Disponível em: revista. fmrp.usp.br <acesso em 13 de agosto de 2019>
Ótimo trabalho, texto de fácil compreensão, Parabéns!!
ResponderExcluirLetícia Dumont
Texto curto e esclarecedor. Sabemos da responsabilidade que se é trabalhar em grupo hoje em dia. O texto aborda esse tipo de metodologia ativa que tem a capacidade de usar vários seres pensantes para o resultado de uma só questão. Bom para aplicar com os alunos, pois além de aprenderem em grupo, vão aprender também a trabalhar em conjunto. Parabéns !
ResponderExcluirShow!! Texto curto e claro, além de que essa metologia é ótima para desenvolver a autonomia do aluno enquanto trabalha em grupo e o professor como um mediador de todo o processo de aprendizagem.
ResponderExcluir- Anna Beatriz Regadas
Parabéns a autora. O texto contempla de uma forma simplificada e direta o que o tema aborda, permitindo ao leitor uma compreensão. O tema é de essencial importância para a vida acadêmica de um aluno em preparação para exercer a docência. Amei!
ResponderExcluirPor: Jackelyne Sousa.
Parabéns! O texto permite ao leitor um aprofundamento no tema que é de extrema importância para a formação de professores. Amei!
ResponderExcluir