quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Team-based learning ( Aprendizagem baseada em equipes)

Aprendizagem baseada em equipes
Tbl – Team based learning

 


Rosemary Cruz
Graduanda em Pedagogia


 

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De acordo com Moraga e Soto (2016), a aprendizagem baseada em equipes é uma estratégia instrucional construtivista, que se fundamenta na teoria da aprendizagem experimental de Kolb. Em seguida, foi desenvolvida em cursos de administração nos ano 1970, por Larry Michaelsen, no curso de Negócios na Universidade Federal de Oklahoma, nos Estados Unidos. O Tbl é uma metodologia ativa de aprendizagem que busca uma aprendizagem desenvolvida em grupo e que fomenta uma significação no processo de ensino aprendizagem.

Quais as características? A quê grupo de estudantes é destinada? Há algum exemplo de sua utilização?


Vamos entender um pouco mais!



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Segundo Bollela, Senger, Tourinho e Amaral (2014), O Tbl pode substituir ou complementar um curso desenhado a partir de aulas expositivas, também não requer múltiplas salas preparadas para o trabalho desses grupos. Bem como, requer um só professor para orientar um grupo entre 5 e 7 alunos, privilegia a igualdade e que o professor não seja uma figura autoritária, passando a ser um facilitador da aprendizagem dos estudantes envolvidos, em um ambiente igualitário. Desta forma, estimula  metacognição e fomenta uma aprendizagem significativa. Sendo utilizado em cursos técnicos ou de graduação na área de saúde como Medicina e Fisioterapia.

Ou seja, a aprendizagem em equipe é um processo de alinhamento da capacidade do grupo em obter os resultados que seus próprios membros desejam. Esse alinhamento significa “funcionar como um todo”, melhorando a capacidade da equipe em pensar e agir com sinergia, e total coordenação em um forte sentido de unidade.

De acordo com Moranga e Soto(2016), a utilização do Tbl em cursos da área de saúde ocorre em diversas universidades chilenas desde 2010, e vem apresentando resultados satisfatório e indicadores de taxas de aprovação, além disso, há um maior nível de satisfação estudantil com a docência em formato Tbl. O primeiro curso Tbl no chile foi em fisiologia médica na Universidade Católica del Norte.
         
          Para refletir:




Referências:
MORANGA, Daniel; SOTO, Jeannette. TBL- Aprendizage basado em equipos. Chile: Facultad de Ciencias y Educación, Universidad Iberoamericana de Ciencias y Tecnología, 2014.

BOLLELA, Valdes R,; SENGE, Maria E,; TOURINHO, Francis S. V.; AMARAL, Eliana. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Revista, on line, Ribeirão Preto/SP, 2016. Disponível em: revista. fmrp.usp.br <acesso em 13 de agosto de 2019>

5 comentários:

  1. Ótimo trabalho, texto de fácil compreensão, Parabéns!!

    Letícia Dumont

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  2. Texto curto e esclarecedor. Sabemos da responsabilidade que se é trabalhar em grupo hoje em dia. O texto aborda esse tipo de metodologia ativa que tem a capacidade de usar vários seres pensantes para o resultado de uma só questão. Bom para aplicar com os alunos, pois além de aprenderem em grupo, vão aprender também a trabalhar em conjunto. Parabéns !

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  3. Show!! Texto curto e claro, além de que essa metologia é ótima para desenvolver a autonomia do aluno enquanto trabalha em grupo e o professor como um mediador de todo o processo de aprendizagem.
    - Anna Beatriz Regadas

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  4. Parabéns a autora. O texto contempla de uma forma simplificada e direta o que o tema aborda, permitindo ao leitor uma compreensão. O tema é de essencial importância para a vida acadêmica de um aluno em preparação para exercer a docência. Amei!
    Por: Jackelyne Sousa.

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  5. Parabéns! O texto permite ao leitor um aprofundamento no tema que é de extrema importância para a formação de professores. Amei!

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