quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Solucionar problematizando - Uma visão geral do PBL

Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas

Marianna Vieira de L. Alves
Raphaela Viana de Morais
Graduandas em pedagogia - UFPB

   Você já ouviu falar do PBL, ou “Problem Based Learning”? É uma sigla muito renomada que, na tradução para o português, significa Aprendizagem Baseada em Problemas, ou seja, é a elaboração de um conhecimento provindo de uma conversação em grupo ou simulações reais de um problema. Essa metodologia se originou por volta de 1960, no Canadá, mais precisamente na McMaster University Medical School. O PBL, como dito por Ribeiro (2005), é um método de ensino que busca utilizar os problemas da vida real e do cotidiano para aguçar o desenvolvimento de habilidades e competências de solução para situações reconhecidas como “complicadas” nas áreas de estudo em questão. O objetivo principal do PBL, segundo Martins e Espejo (2015), é basicamente fazer com que os alunos encontrem soluções para os problemas adiante,  e um de seus fundamentos principais é que o estudante ande ao encontro da aprendizagem, explorando diversas fontes de conhecimentos novos ou até desconhecidos parcialmente, e ultrapassar os ensinamentos do professor, criando seu próprio pensamento crítico, chegando a uma solução autônoma.
    O Problem Based Learning tem sido eficaz e é utilizado atualmente, tendo como ideologia pedagógica o aprendizado centrado no aluno e nos problemas selecionados. Tem função de fazer com que os alunos estudem determinados conteúdos. Um dos principais exemplos dos procedimentos metodológicos referenciais do PBL é o Arco de Maguerez, que é um método capaz de guiar pedagogicamente o educador que se preocupa com o desenvolvimento de seus alunos e com sua autonomia intelectual, objetivando o desenvolver do pensamento criativo e crítico. Além de prepará-lo para a política; sendo efetuado pela sequência a seguir, organizada por Sousa:
 1- Observação da realidade e definição de um problema;
2 - Pontos-chave;
3 – Teorização;
4 - Hipóteses de solução;
5 - Aplicação à realidade.

Disponível em: encurtador.com.br/wEGX3 

     Ao longo da nossa pesquisa, vimos que a aprendizagem baseada em problemas ocorre no ensino superior, tanto na graduação como na pós-graduação e, principalmente, nos cursos da área de saúde, como medicina e enfermagem e, também, nos cursos de contabilidade e ciências sociais. Entretanto, os professores podem fazer uso desta metodologia em qualquer nível de ensino, buscando apenas adaptá-la da melhor maneira para cada faixa etária.
    Na pesquisa publicada na Revista de Graduação da USP, Grad, se relata que a seleção dos problemas abrange casos de ensino prontos que tenham relação com conteúdo a ser trabalhado. Ademais, se utiliza as problemáticas do cotidiano profissional para serem resolvidas pelo grupo. Outros ainda preferem retirar casos que estejam em livros. Contudo, sempre dentro da temática abordada. No curso de enfermagem, treinar para circunstâncias  de emergência é um meio de aplicação da metodologia, criando as situações de um paciente com ataque cardíaco e como o estudante deve lidar com elas, por exemplo. 
    Portanto, o PBL se mostra muito versátil para a educação, sendo uma metodologia que já pensa no futuro e sendo ainda mais importante o desenvolvimento do senso crítico e autônomo nos discentes. Essa condição sendo experienciada em situações do cotidiano, não se tornando apenas teorias estudadas.

ALMEIDA, Claudia Regina de Santos de; CAMARGO, Mônica Nogueira; CAMARGO, Luana Brito. Educação popular e aprendizagem baseada em problemas na EAD: uma aplicação no curso de ciências sociais EAD/UNIMONTES. Revista Multitexto, v.4, n.01, 2016.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu) vol.2 no.2 Botucatu Feb. 1998.

CAMPOS, Leonara Raddai Gunther de; RIBEIRO, Mara Regina Rosa; DEPES, Valéria Binato Santili. Autonomia do graduando em enfermagem na (re)construção do conhecimento mediado pela aprendizagem baseada em problemas. Rev. Bras. Enferm. Vol 67. No.5 Brasília Set/Out. 2014.

VENDRAMIN, Elisabeth de Oliveira; LIMA, João Paulo Resende de; FARIAS, Raíssa Silveira de; ARAUJO, Adriana Maria Procópio. O que pensam os professores a respeito do Problem Based Learning como estratégia de ensino na contabilidade? Revista de Graduação USP, vol 3, n.2 jul 2018.


SOUSA, Alberto B., O método da resolução de problemas com o arco de Maguerez. Disponível em: https://sites.google.com/site/albertobarrossousa/metodologias-de-educacao/metodologia-do-arco-maguerez. Acesso em: 13 ago 2019.

5 comentários:

  1. Texto simples e que faz o leitor ter o desejo de saber mais sobre o assunto. Parabéns pela abordagem dessa tema tão importante.
    Luana Freitas

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  2. O texto está de fácil compreensão, envolve o leitor de forma a querer saber mais. As autoras contemplaram o tema com propriedade, de forma a ensinar de forma rápida e dinâmica. A imagem permite que o leitor não se canse facilmente e a forma que o texto foi organizado caracteriza uma autonomia e desenvoltura diante o tema. Parabéns! Por: Jackelyne Sousa.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Ótimo post, Rapha e Mari! É exatamente isso que a educação deve buscar: desenvolver o senso crítico e a autonomia do discente. Arrasaram, bb's.
    - Anna Beatriz

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  5. Texto de fácil compreensão, que desperta o interesse do leitor em compreender verdadeiramente o assunto e buscar outras fontes sobre a temática. Parabéns as autoras!
    Nívea =)

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