Metodologias ativas
Gabriella Branco
As metodologias ativas têm sido temas de discussões que vêm ganhando força nos últimos anos no campo educacional. No entanto, é importante salientar que essa não é uma discussão nova (DIESEL et al., 2017, p. 272). Elas são formas que o professor se utiliza para dar aulas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem visando desenvolver seu protagonismo, autonomia, criticidade, poder de reflexão e problematização, criatividade, trabalho em equipe e inovação, se colocando como mediador desse processo.
De acordo com Oliveira et al. (2010, p. 2) "as chamadas metodologias ativas trazem como proposta uma completa reorganização e rompimento, não somente dos processos de ensino-aprendizagem, mas também das estratégias, dos materiais e meios a serem utilizados e, notadamente, das posturas discente e docente." Ou seja, promovem uma quebra nos papéis tradicionais de professor e aluno, deslocando o professor do centro.
É possível encontrar aplicações de metodologias ativas na educação básica em todas as suas etapas. Na educação infantil, por exemplo, em uma aplicação com objetivo de promover a saúde alimentar infantil. No ensino fundamental e médio, onde, neste caso, um professor de geografia utilizou a sala de aula invertida e a aprendizagem por investigação, de modo que os alunos pudessem estudar o planejamento urbano e refletir sobre a tomada de decisão em aspectos relativos ao espaço urbano em escala local, como é possível observar neste artigo que trata do uso de métodos ativos em diferentes níveis de ensino. E no ensino superior, onde tem sido amplamente utilizada objetivando desenvolver os princípios nos quais se fundamentam.
Fonte: DIESEL et al., 2017 |
Ainda nos apoiando nos estudos de Diesel, podemos observar na imagem ao lado sete princípios das metodologias ativas: o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, a autonomia, a reflexão, a problematização da realidade, o trabalho em equipe, a inovação e o professor como mediador deste processo.
Assim sendo, concluímos que as metodologias ativas auxiliam o professor a transformar as aulas em algo mais dinâmico e envolvente, além de desenvolver nos discentes características imprescindíveis para os estudantes do século XXI.
Referências:
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
MAIA, Evanira Rodrigues et al. Validação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da saúde alimentar infantil. Rev. nutr, p. 79-88, 2012.
OLIVEIRA, Luiz Roberto et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e suas convergências com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC, v. 7, 2010.
VALENTE, José Armando; DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017.
Post bastante interessante, essa desconstrução do professor como centro e colocação do aluno é bem estimulante! Adorei.
ResponderExcluirAtt,
Penélope Souza