quarta-feira, 14 de agosto de 2019

ROBÓTICA EDUCACIONAL: do lúdico à construção do conhecimento

Laysla Lavínia Santos Andrade
Nívea Gomes de Queiroz
Graduandas do curso de Pedagogia - UFPB


A Robótica Educacional é um recurso tecnológico de aprendizagem que permite a participação ativa do aluno na construção do conhecimento. Como afirmam Moreira, Cavalcante e Meireles (2014, p. 328) “o intuito da utilização da robótica educacional é que o aluno construa o conhecimento com o auxílio da tecnologia para resolver problemas da sua necessidade e refletir sobre a organização do saber produzido, o que implica numa incisiva participação na construção do conhecimento.”.

A Robótica Educacional está fundamentada no "aprender fazendo", ela estimula a criatividade do aluno, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo, a pesquisa e a tomada de decisões, além de proporcionar um meio em que a aprendizagem de diversas áreas possa ocorrer de forma mais lúdica e prática. Referente ao currículo nas escolas, normalmente a Robótica Educacional é utilizada sob três perspectivas, sendo elas: o currículo por tema, por projeto e por objetivo/competição, como podemos ver neste artigo, porém, ainda nesse artigo, o autor evidencia que apenas esses métodos não têm sido suficiente para tornar a robótica atrativa para os alunos, e sugere algumas estratégias para ampliar a participação deles no aprendizado desse recurso, são elas: "Projetos com foco em temas, não apenas desafios; Projetos que combinem arte e engenharia; Projetos que estimulem o desenvolvimento de histórias; Organização de mostras, não apenas campeonatos." (CAMPOS, 2017, p. 2115).

É possível encontrar aplicações de Robótica Educacional na educação básica em todos os níveis de ensino. Podemos observar neste artigo a utilização da robótica para o uso educacional, formulando e elaborando atividades que colaboram para o ensino e a aprendizagem da Matemática, para alunos do ensino fundamental.

No ensino médio, por exemplo, de acordo com este artigo, os estudantes tiveram um primeiro contato com as ferramentas: Arduino (como o da imagem ao lado), Scratch e Lego Mindstorms, com o objetivo de promover o interesse e estimular o uso da robótica nas escolas.

Por fim, podemos concluir que a robótica educacional é de grande importância para a educação básica, pois permite que o processo de aprendizagem aconteça de forma mais prática, e que o aluno seja protagonista nesse processo, além de estimular o trabalho em equipe e o desenvolvimento cognitivo e pessoal do aluno.


REFERÊNCIAS:

Araújo, A. P. Carlos. Santos, J. P. Meireles, J. C. UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: aliando ensino de Matemática e a Robótica Educacional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 2, p. 127-149, Maio/Ago 2017.

CAMPOS, Flavio Rodrigues. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, out./dez. 2017.

Kalil, Fahad. et, al. Promovendo a robótica educacional para estudantes do ensino médio público do Brasil. Faculdade Maeridional – IMED, 2013.

MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. L.; MEIRELES, A. M. R. Tecnologias Educacionais: Um cenário para uma prática pedagógica inovadora. Revista Expressão Católica 2014 jan./jun.; 3(1): 319-37.  

Figura - Disponível em: <encurtador.com.br/eimVY>. 
                                                                              


8 comentários:

  1. O post,está de fácil entendimento e compreensão,o tema foi muito bem abordado e discutido,com uma gama de links,para um maior entendimento sobre o tema,gostei bastante da temática e do post.
    Yasmim Viegas

    ResponderExcluir
  2. Está um bom trabalho, de fácil compreensão e aborda uma temática importante para a área educacional.

    Rosemary Cruz

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante! A robótica na educação vem ganhando mais força nos últimos anos. Post bem escrito, parabéns!

    Jéssica Guedes

    ResponderExcluir
  4. Interessante o texto. Muito didático, essencial para desenvolver a criatividade dos alunos.

    Att,
    Iohanna Maria de Assis Estevam

    ResponderExcluir
  5. Post muito bem elaborado, de fácil compreensão, apresenta ótima fundamentação e desperta o interesse do leitor para aprofundamento na temática.
    ótimo trabalho autores!

    ResponderExcluir
  6. Ao longo da leitura foi interessante relacionar a prática da Robótica à Educação Maker, onde ambas procuram despertar no aluno a criatividade e autonomia. A escrita ficou bem didática e não foi cansativa, assim como notei uma boa utilização dos hiperlinks e recurso de mídia. Parabéns à dupla!

    Assinado: Andrei Rufino da Silva

    ResponderExcluir
  7. Muito boa escrita, de fácil compreensão, e que engloba interesses mecânicos, tecnológicos e computacionais. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Uaau, que post arrasador. Muito bom poder entender a robótica como um auxilio fundamental na elaboração de conhecimento dos nossos futuros alunos, tendo uma dinâmica de aprendizagem bem facilitadora.

    Att,
    Penélope Souza

    ResponderExcluir