Laysla Lavínia Santos
Andrade
Nívea Gomes de Queiroz
Graduandas do curso de Pedagogia - UFPB
Nívea Gomes de Queiroz
Graduandas do curso de Pedagogia - UFPB
A Robótica Educacional é um
recurso tecnológico de aprendizagem que permite a participação ativa do aluno
na construção do conhecimento. Como afirmam Moreira, Cavalcante e Meireles
(2014, p. 328) “o intuito da utilização da robótica educacional é que o aluno
construa o conhecimento com o auxílio da tecnologia para resolver problemas da
sua necessidade e refletir sobre a organização do saber produzido, o que
implica numa incisiva participação na construção do conhecimento.”.
A Robótica Educacional está
fundamentada no "aprender fazendo", ela estimula a criatividade do
aluno, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo, a
pesquisa e a tomada de decisões, além de proporcionar um meio em que a
aprendizagem de diversas áreas possa ocorrer de forma mais lúdica e prática.
Referente ao currículo nas escolas, normalmente a Robótica Educacional é
utilizada sob três perspectivas, sendo elas: o currículo por tema, por projeto
e por objetivo/competição, como podemos ver neste artigo, porém, ainda nesse artigo, o autor evidencia que apenas esses
métodos não têm sido suficiente para tornar a robótica atrativa para os alunos,
e sugere algumas estratégias para ampliar a participação deles no aprendizado
desse recurso, são elas: "Projetos com foco em temas, não apenas desafios;
Projetos que combinem arte e engenharia; Projetos que estimulem o
desenvolvimento de histórias; Organização de mostras, não apenas
campeonatos." (CAMPOS, 2017, p. 2115).
É possível encontrar
aplicações de Robótica Educacional na educação básica em todos os níveis de
ensino. Podemos observar neste artigo a utilização da robótica para o uso educacional, formulando e
elaborando atividades que colaboram para o ensino e a aprendizagem da
Matemática, para alunos do ensino fundamental.
No ensino médio, por
exemplo, de acordo com este artigo, os estudantes tiveram um primeiro contato com as ferramentas:
Arduino (como o da imagem ao lado), Scratch e Lego Mindstorms, com o objetivo
de promover o interesse e estimular o uso da robótica nas escolas.
Por fim, podemos concluir
que a robótica educacional é de grande importância para a educação básica, pois
permite que o processo de aprendizagem aconteça de forma mais prática, e que o
aluno seja protagonista nesse processo, além de estimular o trabalho em equipe
e o desenvolvimento cognitivo e pessoal do aluno.
REFERÊNCIAS:
Araújo, A. P. Carlos. Santos, J. P. Meireles, J. C. UMA
PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: aliando ensino de
Matemática e a Robótica Educacional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 2,
p. 127-149, Maio/Ago 2017.
CAMPOS, Flavio Rodrigues. Robótica educacional no Brasil:
questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,
Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, out./dez. 2017.
Kalil, Fahad. et, al.
Promovendo a robótica educacional para estudantes do ensino médio público do
Brasil. Faculdade Maeridional – IMED, 2013.
MOREIRA, L. R.;
CAVALCANTE, F. L. L.; MEIRELES, A. M. R. Tecnologias Educacionais: Um cenário
para uma prática pedagógica inovadora. Revista Expressão Católica 2014
jan./jun.; 3(1): 319-37.
Figura - Disponível em: <encurtador.com.br/eimVY>.
O post,está de fácil entendimento e compreensão,o tema foi muito bem abordado e discutido,com uma gama de links,para um maior entendimento sobre o tema,gostei bastante da temática e do post.
ResponderExcluirYasmim Viegas
Está um bom trabalho, de fácil compreensão e aborda uma temática importante para a área educacional.
ResponderExcluirRosemary Cruz
Gostei bastante! A robótica na educação vem ganhando mais força nos últimos anos. Post bem escrito, parabéns!
ResponderExcluirJéssica Guedes
Interessante o texto. Muito didático, essencial para desenvolver a criatividade dos alunos.
ResponderExcluirAtt,
Iohanna Maria de Assis Estevam
Post muito bem elaborado, de fácil compreensão, apresenta ótima fundamentação e desperta o interesse do leitor para aprofundamento na temática.
ResponderExcluirótimo trabalho autores!
Ao longo da leitura foi interessante relacionar a prática da Robótica à Educação Maker, onde ambas procuram despertar no aluno a criatividade e autonomia. A escrita ficou bem didática e não foi cansativa, assim como notei uma boa utilização dos hiperlinks e recurso de mídia. Parabéns à dupla!
ResponderExcluirAssinado: Andrei Rufino da Silva
Muito boa escrita, de fácil compreensão, e que engloba interesses mecânicos, tecnológicos e computacionais. Parabéns
ResponderExcluirUaau, que post arrasador. Muito bom poder entender a robótica como um auxilio fundamental na elaboração de conhecimento dos nossos futuros alunos, tendo uma dinâmica de aprendizagem bem facilitadora.
ResponderExcluirAtt,
Penélope Souza