quarta-feira, 14 de agosto de 2019

REALIDADE MISTURADA

O MUNDO VIRTUAL NA REALIDADE EDUCACIONAL

Camila Ellen
Larissa Carlos
Graduandas em pedagogia- UFPB


 CONCEITO


 A Realidade Misturada propõe a combinação de cenas do mundo real com o virtual, oferecendo ao usuário uma maneira intuitiva de interagir com determinada aplicação. Sendo resultado da combinação entre mundo real e mundo virtual, que oferta ao usuário um fácil acesso para interagir nas diferentes plataformas existentes proporcionando de forma lúdica, a interface entre homem e computador E esse blog tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais dessa interface entre homem e computador.

Fonte:<file:///C:/Users/Aluno/Downloads/941-Texto%20do%20artigo 4729-1-10-20101007%20(3).pdf >. Acesso em: 11 de setembro de 2019.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

           A obtenção de um modelo de sistema para RM (realidade misturada) torna-se uma tarefa bastante complicada devido a infinidade de dispositivos e aplicações existentes. Apesar disso, é possível, analisando-se suas características, a identificação de tarefas essenciais que podem ser organizadas e classificadas como sistemas menores (subsistemas). Um sistema de Realidade Misturada típico pode ser caracterizado pelos seis subsistemas mostrado abaixo na figura 1. De maneira simplificada, é possível definir o Subsistema de Captura do Mundo Real como o sistema que estimula os respectivos sentidos do ser humano com sinais originados do mundo real. O Subsistema Gerador de Modelos Virtuais é responsável pela construção da parte gráfica. Por meio deste subsistema é possível classificar os modelos gráficos gerados analisando-se o grau de realismo, o modo como são construídos, níveis de interação com o usuário e o tipo de tecnologia utilizada. O Subsistema Misturador de Realidades realiza a combinação do real e do virtual e permite a identificação das tecnologias de mistura que podem ser ópticas ou eletrônicas. Possuindo dessa forma, um elevado potencial para aprendizagem devido ao fato de poder trazer elementos virtuais interativos para o ambiente do usuário.


Figura 1: Componentes de Um Sistema de Realidade Aumentada




Fonte: encurtador.com.br/ikpy9 (texto e imagem). Acesso em: 11 de setembro de 2019.



 NÍVEIS DE ENSINO ONDE TEM SIDO APLICADO


A realidade misturada tem sido aplicada em sistemas de ensino, se tornando uma ótima técnica no ambiente escolar. Na educação infantil e no ensino fundamental, a realidade misturada entra em cena a partir de aplicações criadas para o desenvolvimento, além do aumento do grau de interatividade. Um exemplo seriam as cartilhas eletrônicas.
Na educação especial, principalmente para pessoas surdas, a realidade misturada facilita sua aprendizagem do alfabeto em libras, usando símbolos manuais, tendo em vista que no mesmo existe variações de significados. Dessa forma é importante que o aluno surdo manipule esses símbolos a fim de aprender através de associações entre o significado do símbolo e o objeto tridimensional do corpo todo .
No ensino médio, a realidade misturada serve para facilitar a compreensão nas disciplinas, dentre elas: geografia, matemática e química. Em química, a combinação de elementos pode ser realizada por meio das placas de controle, gerando os resultados visuais adequados. Em biologia, a anatomia dos seres vivos pode ser observada de forma tridimensional com interação muito simples. Na geografia, mapas físicos podem ser justapostos sobre estatísticas locais E em matemática, especificamente em geometria, é possível realizar a visualização das figuras geométricas, usando um livro interativo com a realidade misturada  Por fim, no nível superior, a realidade misturada entra em cena a partir de exposições de seus conhecimentos acerca dos assuntos estudados, um exemplo disso seria as aulas expositivas, melhorando a compreensão em diversas disciplinas variadas, como densidade da população, renda per capita, minérios, indústrias, etc, “A vertente construtivista da psicologia determina que o aprendizado é um processo ativo, baseado nos conhecimentos prévios e nos que estão sendo estudados” (KIRNER,2004).

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA  

As aplicações referentes à realidade misturada encontradas na educação servem para ilustrar e apresentar soluções para certos problemas como a aprendizagem do alfabeto e da matemática, facilitando o desenvolvimento do aluno com cartilhas, óculos virtuais, entre outros. Também podem ser encontradas para estudantes na área da saúde (medicina), por exemplo, o que antes era treinado em cadáveres, hoje pode ser simulado pela realidade misturada, sendo capaz de treinar os procedimentos médicos. A realidade misturada também pode ser utilizada na robótica, fazendo com que o usuário possa planejar e executar os passos de um robô virtual para um robô real,  e até  mesmo fazer com que o robô execute tarefas  e obedeça o comando do indivíduo.  
Dessa forma, podemos observar que no nosso atual âmbito educacional, a realidade misturada é capaz de transformar os conteúdos, antes difíceis de serem repassados, por algo facilitado, e é capaz de ajudar pessoas com algum tipo de déficit ou até mesmo alguma deficiência. 

Fonte:<https://www.researchgate.net/publication/228801136_Realidade_Misturada_Conceitos_Ferramentas_e_Aplicacoes


E, PARA MELHOR ENTENDIMENTO ACERCA DO ASSUNTO SELECIONAMOS UM VÍDEO SOBRE REALIDADE MISTURADA

Link: https://www.youtube.com/watch?v=6H1HNYQjjoM 





REFERÊNCIAS

KIRNER, Claudio. Mãos Colaborativas em Ambientes de Realidade Misturada. Obra digital, n. 1 p. 1-4,  1, julho, 2008.

SANCHES, Silvio Ricardo Rodrigues. A utilização de técnicas para composição de cenas em ambientes de realidade misturada. Obra digital, n. 1 p. 64-66, 19, outubro, 2007.

PROVIDELO, Celso DEBONZI, Daniel Henrique; GAZZIRO, Mario Alexandre; QUEIROZ, Izis Cavalcanti A. de S. ; KIRNER, Cláudio; SAITO, José Hiroki. Ambiente Dedicado para Aplicações Educacionais Interativas com Realidade Misturada. São Paulo, v.1 p. 8-10, 2010.     

RODELLO, Idelberto Aparecido; SANCHES, Silvio Ricardo Rodrigues; BREGA, José Remo Ferreira; SEMENTILLE, Antonio Carlos. Realidade Misturada: Conceitos, Ferramentas e Aplicações. Revista Brasileira de Computação Aplicada, Passo Fundo, v.2, p-13, setembro, 2010.





4 comentários:

  1. Muito interessante a temática apresentada, o conceito foi bem exposto, sendo de grande importância para os professores. Parabéns!

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  2. Poxa, bem interessante saber que interliga a realidade do homem com a realidade computador. Amei o texto!
    Att,
    Penélope Souza

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  3. Parabéns pela escolha do tema. Amei! É de crucial importância, além de ajudar na vida acadêmica e nos tornar melhores docentes futuramente. O texto está de fácil compreensão.

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  4. Post muito bom, me fez compreender melhor a temática e me fez refletir bastante em relação a aplicação da realidade misturada para alunos com deficiência.

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