quarta-feira, 14 de agosto de 2019

ENSINO HÍBRIDO: O MELHOR DOS DOIS MUNDOS


Anna Beatriz Pereira Mendes Regadas 
Ruth Jordania de Barros Duarte 
Graduandas do curso de Pedagogia - UFPB

Estamos vivendo na geração da “Era Digital” em que é possível o acesso ao conhecimento em apenas alguns cliques, por esse motivo, o uso de tecnologias está sendo tão discutido no meio educacional. Sendo assim, as metodologias tradicionais individualmente não estão dando conta do retrato do aluno do século XXI. Nesse cenário, surge o Ensino Híbrido ou Blended Learning.

Imaginamos que você deve estar se perguntando: mas afinal, o que é o Ensino Híbrido? Segundo BACICH (2016) Ensino Híbrido é a convergência de dois modelos de aprendizagem: o modelo presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o modelo on-line, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino.

Figura 1 – O que é Ensino Híbrido?
Fonte: Página da Geekie


Segundo ANDRADE (2016), o Blended Learning é centrado em quatro sistemas: Rotação, Flex, A La Carte e Virtual Enriquecido. Vamos apresentar cada um deles:

Modelo de Rotação: consiste em os alunos transitarem por estações de pesquisa revezando-se entre duas modalidades de ensino: presencial e online. Este modelo pode ser concretizado por meio de quatro segmentos: Rotação por estações, Laboratório rotacional, Sala de aula invertida e Rotação individual.
Modelo Flex: uma das principais características deste modelo é a flexibilidade, possibilitando ao aluno exercer sua autonomia, tornando o estudante protagonista do seu processo de aprendizagem. Portanto, o ensino on-line é primordial para que esse modelo se efetive.
A La Carte: este modelo permite que o aluno realize uma disciplina integralmente on-line, como também cursos presenciais. O professor é o mediador do processo, colaborando para que os alunos alcancem os seus objetivos.
Virtual Enriquecido: em contrapartida ao modelo tradicional, neste segmento, as aulas ocorrem em sua maioria on-line, sendo necessário o aluno ir à escola apenas uma vez por semana, para aulas com o professor presencialmente.

Já sabemos na teoria o que é o Ensino Híbrido, mas, na prática, onde podemos encontrar? A Educação Básica ainda está dando os seus primeiros passos para a implantação desta metodologia, pois esse tipo de ensino precisa de toda uma estrutura e organização para que possa realmente ser efetivo. Assim como na Educação Básica, o Ensino Médio está caminhando para a concretização do mesmo. Já no Ensino Superior, está sendo amplamente utilizado, por meio da modalidade do ensino à distância (EaD), em que ocorre uma fusão entre o universo on-line e o off-line.

Por fim, iremos descrever uma experiência descrita por SOUZA (2016), que ocorreu no Brasil, no Colégio Albert Sabin, em São Paulo. A disciplina trabalhada foi a de Química. Pelo Modelo de Rotação a atividade foi dividida em quatro estações denominadas de Verde, Vermelho, Azul e Amarelo. Na primeira estação, os alunos realizaram uma experiência química com o professor. Já na Vermelha e Azul, os alunos realizavam atividades individuais e colaborativas. Na última estação, a Amarela, os alunos com auxílio de tablets, realizavam atividade on-line propostas pelo professor.

Referências:

BACICH, Lilian. Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. São Paulo.2016. Disponível em < file:///D:/Pendrive%20joca/CCleaner/ENSINO%20HIBRIDO%20-%20LILIAN.pdf> Acesso em Ago. 2019.

ANDRADE, Maria do Carmo F. de. SOUZA, Priscila Rodrigues de. MODELOS DE ROTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO: ESTAÇÕES DE TRABALHO E SALA DE AULA INVERTIDA. Florianópolis, 2016. Disponível em < file:///D:/Pendrive%20joca/CCleaner/MODELOS%20DE%20ROTAÇÃO.pdf> Acesso em Ago. 2019

SCHIEHL, Edson Pedro. GASPARINI, Isabela. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Santa Catarina. 2016. Disponível em < file:///D:/Pendrive%20joca/CCleaner/ENS.%20HIBRIDO%20-%20GOOGLE.pdf > Acesso em Ago. 2019

SILVA, João Batista da. SILVA, Diego de Oliveira. SALES, Gilvandenys Leite. MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL. Ceará. 2017. Disponível em < https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1318/2227  > Acesso em Ago.

Figura 1 - Disponível em < https://www.geekie.com.br/blog/ensino-hibrido/> Acesso em Ago. 2019.

7 comentários:

  1. Achei Muito interessante a postagem!Não conhecia nada sobre o ensino híbrido e tenho certeza que será de grande valia para a construção da aprendizagem na minha formação docente.Abraço!:)

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  2. Post bastante didático e objetivo sobre a temática. De fácil entendimento. É essencial a explanação sobre sobre ensino presencial e online.

    att,
    Iohanna Maria de Assis Estevam

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  3. Um texto de fácil compreensão, pouco conhecido e por isso se torna curioso e interessante.

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  4. Muito bom o texto! De fácil compreensão e provocante no quesito criatividades metodológicas. Parabéns!!

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  5. ótimo post, apresenta boa fundamentação, muito didático e convidativo, desperta a curiosidade do leitor e é muito bem organizado.
    Ótimo trabalho autoras!

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  6. Parabéns pelo desenvolvimento do texto, está de fácil compreensão, direto e dinâmico. Adorei. Mais uma vez, parabéns as autoras.
    Por: Jackelyne.

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  7. Parabéns as autoras, o texto foi bem elaborado permitindo ao leitor uma fácil compreensão além de ser um tema de extrema importância. Amei!

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