O que é Pensamento Computacional? Embora haja divergências entre
os pesquisadores dessa temática, segundo a definição no texto de José Armando Valente, o termo “pensamento computacional” ou computational thinking
veio à tona com o artigo de Jeannette M. Wing, em 2006, no qual ela afirma que
o “pensamento computacional se baseia no poder e nos limites de processos de
computação, quer eles sejam executados por um ser humano ou por uma máquina”
(WING, 2006, p. 33, apud VALENTE, 2016,p.869).
Seguindo este conceito podemos afirmar que as características
em comum para a definição de Pensamento Computacional são as “coleta de dados,
análise de dados, representação de dados, decomposição de problema, abstração,
algoritmos, automação, paralelização e simulação” (VALENTE, 2016, p.870). Também
compreendemos que algumas atividades possuem o principio deste, como por
exemplo, as atividades que envolvem a informática e suas tecnologias.
No que se refere a educação, podemos encontrar a aplicação
desse conhecimento em diferentes níveis. No nível básico ele é utilizado de
diversas maneiras como: programação de atividades extraclasse, disciplinas
relacionadas a tecnologia e atividades relacionadas a exploração do pensamento
computacional em componentes curriculares distintos (VALENTE, 2016). Como exemplo podemos citar as tecnologias digitais, a gamificação,
a realidade virtual e a robótica. Alguns desses e outros recursos podem
ser encontrados na Plataforma MEC. Podemos
indicar para auxilio dos professores a ferramenta
CIEB, que tem como objetivo ajudar a
desenvolver práticas que estimulem nos alunos habilidades na área tecnológica e
computacional. No nível superior, através das nossas pesquisas, observamos que provavelmente o Pensamento Computacional está restrito a área da Computação. Quando
na verdade esta pode ser utilizada de diversas formas e em todas as áreas, tendo em vista que, está
tecnologia não se aplica apenas em computadores, mas também de forma simples com
lápis e papel. (KAMPFF et al. 2016).
Exemplificamos como uma experiência relacionada ao
Pensamento Computacional na educação, o uso da robótica pedagógica, pois essa
estimula o desenvolvimento da solução de problemas e experiências concretas.
Citamos como um caso de sucesso os alunos do 5º ano participantes do
Projeto "Um Computador por Aluno" (UCA-UNICAMP), pois desenvolveram com as
atividades realizadas, avanços no pensamento critico, práticas, elaboração
construtiva, entre outros. (BASTOS; D’ABREU; GIACHETTO, 2014 apud VALENTE, 2016, p.876). "Ensinar habilidades computacionais na educação básica no Brasil pode,
portanto, configurar-se um desafio e apresentar-se como um cenário repleto de
oportunidades aos educadores, pesquisadores e comunidade escolar" (FRANÇA; TEDESCO, 2015).
Por: Luana da Silva Nascimento e Luana Karla da Silva Nascimento.
REFERÊNCIAS:
KAMPFF,
Adriana Justin Cerveira; Lopes, Tiago Ricciardi Correa; Alves, Isa Mara da Rosa
; Souza, Vinicius Costa; Marson, Fernando Pinho ; Rigo, Sandro José. Pensamento Computacional no Ensino
Superior: Relato de uma oficina com professores da Universidade do Vale do Rio
dos Sinos. E-Currículum, v.14, n. 3, 2016.
VALENTE, José Armando. INTEGRAÇÃO
DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIFERENTES
ESTRATÉGIAS USADAS E QUESTÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DO ALUNO.
E-Currículum, v. 14, n.3, 2016.
FRANÇA,
Rozelma Soares de; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Desafios e oportunidades ao ensino do
pensamento computacional na educação básica no Brasil. Universidade Federal
de Pernambuco (UFPE) Recife –PE. 2015. 10 p.
FARIAS,
Adelito B. ; ANDRADE, Wilkerson L.; ALENCAR, Rayana A. Pensamento Computacional em Sala de Aula: Desafios, Possibilidades e a
Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campina
Grande – PB. 10 p.
ótimo post, muito bem organizado, desperta a curiosidade do leitor sobre a temática, apresenta boa fundamentação,dispõe de links para que o leitor se aprofunde no tema, o que considero algo de extrema importância. Por fim, é um post bem escrito e de fácil compreensão.
ResponderExcluirParabéns autoras, ótimo trabalho!
Post bem organizado, ótimas indicações e exemplos, despertam em quem ler a vontade de saber mais, mesmo a síntese contemplando diversos aspectos essenciais da discussão, muito bem autoras.
ResponderExcluirAndré Anderson Silva Araújo
ótimo post, muito bem organizado, desperta a curiosidade do leitor sobre a temática, apresenta boa fundamentação,dispõe de links para que o leitor se aprofunde no tema, o que considero algo de extrema importância. Por fim, é um post bem escrito e de fácil compreensão.
ResponderExcluirParabéns autoras, ótimo trabalho!
Um excelente port, bem elaborado e argumentado. Pensamento computacional é uma excelente ferramenta para todos, e foi deixado bem exposto a necessidade que temos de usar-lo para conhecer a vastidão dos conhecimentos da ciência computacional.
ResponderExcluirAtt,
Penélope Souza
ótimo post! Adorei que além de apresentar uma boa fundamentação, também traz exemplos de como e onde pode ser aplicado, como por exemplo, na robótica educacional.
ResponderExcluirAdorei a explanação do conteúdo! De fácil compreensão, e traz exemplos de como podemos usar aplicando em sala pois engloba ferramentas como a gamificação, a robótica, dentre outros citados. Parabénsss
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