quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Pensamento Computacional

O que é Pensamento Computacional? Embora haja divergências entre os pesquisadores dessa temática, segundo a definição no texto de José Armando Valente, o termo “pensamento computacional” ou computational thinking veio à tona com o artigo de Jeannette M. Wing, em 2006, no qual ela afirma que o “pensamento computacional se baseia no poder e nos limites de processos de computação, quer eles sejam executados por um ser humano ou por uma máquina” (WING, 2006, p. 33, apud VALENTE, 2016,p.869).
Seguindo este conceito podemos afirmar que as características em comum para a definição de Pensamento Computacional são as “coleta de dados, análise de dados, representação de dados, decomposição de problema, abstração, algoritmos, automação, paralelização e simulação” (VALENTE, 2016, p.870). Também compreendemos que algumas atividades possuem o principio deste, como por exemplo, as atividades que envolvem a informática e suas tecnologias.
No que se refere a educação, podemos encontrar a aplicação desse conhecimento em diferentes níveis. No nível básico ele é utilizado de diversas maneiras como: programação de atividades extraclasse, disciplinas relacionadas a tecnologia e atividades relacionadas a exploração do pensamento computacional em componentes curriculares distintos (VALENTE, 2016). Como exemplo podemos citar as tecnologias digitais, a gamificação, a realidade virtual e a robótica. Alguns desses e outros recursos podem ser encontrados na Plataforma MEC. Podemos indicar para auxilio dos professores a ferramenta CIEB, que tem como objetivo ajudar a desenvolver práticas que estimulem nos alunos habilidades na área tecnológica e computacional. No nível superior, através das nossas pesquisas, observamos que provavelmente o Pensamento Computacional está restrito a área da Computação. Quando na verdade esta pode ser utilizada de diversas formas e em  todas as áreas, tendo em vista que, está tecnologia não se aplica apenas em computadores, mas também de forma simples com lápis e papel. (KAMPFF et al. 2016).
Exemplificamos como uma experiência relacionada ao Pensamento Computacional na educação, o uso da robótica pedagógica, pois essa estimula o desenvolvimento da solução de problemas e experiências concretas. Citamos como um caso de sucesso os alunos do 5º ano participantes do Projeto "Um Computador por Aluno" (UCA-UNICAMP), pois desenvolveram com as atividades realizadas, avanços no pensamento critico, práticas, elaboração construtiva, entre outros. (BASTOS; D’ABREU; GIACHETTO, 2014 apud VALENTE, 2016, p.876). "Ensinar habilidades computacionais na educação básica no Brasil pode, portanto, configurar-se um desafio e apresentar-se como um cenário repleto de oportunidades aos educadores, pesquisadores e comunidade escolar" (FRANÇA; TEDESCO, 2015).



"Acentua-se aqui, quão necessário é o amadurecimento da compreensão sobre o que de fato inviabiliza a prática docente com o pensamento computacional." (FARIAS,2015). Através das pesquisas realizadas, concluímos que o Pensamento Computacional é de grande valia em todos os contextos e principalmente no educacional, pois complementa as metodologias educativas dos componentes curriculares, oferecendo ao docente uma alternativa de promover aulas dinâmicas e facilitadoras da aprendizagem para seus diversos tipos de alunos.


Por: Luana da Silva Nascimento e Luana Karla da Silva Nascimento.

REFERÊNCIAS:
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira; Lopes, Tiago Ricciardi Correa; Alves, Isa Mara da Rosa ; Souza, Vinicius Costa; Marson, Fernando Pinho ; Rigo, Sandro José. Pensamento Computacional no Ensino Superior: Relato de uma oficina com professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. E-Currículum,  v.14, n. 3, 2016.
VALENTE, José Armando. INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIFERENTES ESTRATÉGIAS USADAS E QUESTÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DO ALUNO. E-Currículum, v. 14, n.3, 2016.
FRANÇA, Rozelma Soares de; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife –PE. 2015. 10 p.
FARIAS, Adelito B. ; ANDRADE, Wilkerson L.; ALENCAR, Rayana A. Pensamento Computacional em Sala de Aula: Desafios, Possibilidades e a Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campina Grande – PB.  10 p.

6 comentários:

  1. ótimo post, muito bem organizado, desperta a curiosidade do leitor sobre a temática, apresenta boa fundamentação,dispõe de links para que o leitor se aprofunde no tema, o que considero algo de extrema importância. Por fim, é um post bem escrito e de fácil compreensão.
    Parabéns autoras, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Post bem organizado, ótimas indicações e exemplos, despertam em quem ler a vontade de saber mais, mesmo a síntese contemplando diversos aspectos essenciais da discussão, muito bem autoras.
    André Anderson Silva Araújo

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, muito bem organizado, desperta a curiosidade do leitor sobre a temática, apresenta boa fundamentação,dispõe de links para que o leitor se aprofunde no tema, o que considero algo de extrema importância. Por fim, é um post bem escrito e de fácil compreensão.
    Parabéns autoras, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Um excelente port, bem elaborado e argumentado. Pensamento computacional é uma excelente ferramenta para todos, e foi deixado bem exposto a necessidade que temos de usar-lo para conhecer a vastidão dos conhecimentos da ciência computacional.

    Att,
    Penélope Souza

    ResponderExcluir
  5. ótimo post! Adorei que além de apresentar uma boa fundamentação, também traz exemplos de como e onde pode ser aplicado, como por exemplo, na robótica educacional.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a explanação do conteúdo! De fácil compreensão, e traz exemplos de como podemos usar aplicando em sala pois engloba ferramentas como a gamificação, a robótica, dentre outros citados. Parabénsss

    ResponderExcluir