quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Educação Maker


Educação Maker - Integração do movimento Maker na educação a partir dos laboratórios de fabricação digital

                                                                                                           Andrei Rufino da Silva
                                                                                                          Jéssica Ully Lins Guedes                                                                                            Graduandos do curso de Pedagogia - UFPB



Uma necessidade na nossa conjuntura educacional é a de integrar o ensino à utilização de meios que despertem o interesse e a criatividade do aluno, a fim de ocorrer uma aprendizagem mais efetiva e obter domínio das competências necessárias para o desenvolvimento crítico, cognitivo e social.
Nesse contexto, integra-se o Movimento Maker, que tem como objetivo conduzir o aluno para que ele construa, a partir do seu próprio esforço e criatividade, meios que tornam sua aprendizagem significativa. Apesar de ser um processo observado ao longo da história da educação, o Movimento vem se relacionando cada vez mais com o âmbito educacional, formando assim a Educação Maker, ou como Edeli. Machado Luglio Adalberto se refere em seu artigo, a aprendizagem criativa. Segundo o autor:
A aprendizagem criativa pode ser entendida como uma transformação pessoal a partir da conquista de novas habilidades e conhecimentos, que ocorrem através do engajamento direto na realização de projetos particulares ou coletivos que sejam genuinamente relevantes para os envolvidos [...]. (ADALBERTO, E. M. L., 2016, p.2.)
Nota-se que essa realização de projetos, que tornam os conteúdos mais relevantes, é fundamental na educação básica, em específico no ensino fundamental, pois integra o uso da tecnologia em sua amplitude (não apenas máquinas) e busca solucionar o problema de que a educação se torna um processo repetitivo e previsível. Dessa forma, as aulas seriam lúdicas e permitiriam ao aluno decidir a sua forma específica de aprendizado, a partir do que este desenvolveria com os materiais oferecidos.
Temos como exemplos desta aplicação da Educação Maker no Ensino Fundamental a aprendizagem de ciências e tecnologias nestas séries, sendo um processo trabalhado com a construção de objetos para apoio de atividades educacionais, em um laboratório de fabricação digital cadastrado à rede Fab Lab, o qual foi investigado no artigo de Medeiros (et al, 2016).
Estes por sua vez seriam meios importantes de agregar a cultura maker à educação maker pois, “com os laboratórios estando juntos em rede, possibilitaria às pessoas a capacidade de fazer as coisas por si mesmas, de maneira rápida, para a resolução de problemas, particularmente em comunidades com pouco acesso à educação e/ou a tecnologia” (MANDAVILLE, 2006 apud PINTO, 2016).

Estes por sua vez seriam meios importantes de agregar a cultura maker à educação maker pois, “com os laboratórios estando juntos em rede, possibilitaria às pessoas a capacidade de fazer as coisas por si mesmas, de maneira rápida, para a resolução de problemas, particularmente em comunidades com pouco acesso à educação e/ou a tecnologia” (MANDAVILLE, 2006 apud PINTO, 2016).

Dessa forma, concluímos que a presença da Cultura Maker na educação, e, por consequência, nas relações que a sociedade tem entre si, é um processo mais longínquo do que é imaginado, de forma que permite a integração de múltiplas áreas de conhecimento para que ocorra uma aprendizagem de forma multidirecional (SAMAGAIA, 2015 apud LAVE, 1988),

Com isso, se tem o produto final que se deseja construir como ponto de partida (SAMAGAIA, 2015), desenvolvendo nos alunos um espírito transformador, potencializando sua autonomia, iniciativa e colaboração.








REFERÊNCIAS



ADALBERTO, E. M. L. Movimento makers e a aprendizagem criativa no ensino da matemática no fundamental I. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo.

MEDEIROS, Juliana. et al. Movimento maker e educação: análise sobre as possibilidades de uso dos Fab Labs para o ensino de Ciências na educação Básica. In: FABLEARN 237 BRAZIL 2016 2016, USP. Anais.... In: FABLEARN BRASIL 2016: PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO MAKER. USP Disponível em: <https://fablearn.org/wp-content/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_33.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2019.

PINTO, S. L. U. et al. C. S. O Movimento Maker: enfoque nos FabLabs brasileiros. In: CONFERÊNCIA ANPROTEC, 26., 2016. Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s.n], 2016.

SAMAGAIA, R.; NETO, D. D. Educação científica informal no movimento Maker. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS–X EMPEC, 10., 2015. Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: [s. n], 2015. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0211-1.PDF>Acesso em: 8 ago. 2019.

9 comentários:

  1. Interessante temática, muito bom ver o empenho de meus colegas queridos. Muito bem escrito e estruturado, de fácil compreensão e tema excelente para a aplicação dentro de salas de aula para desenvolver uma maior autonomia do aluno.

    Att,
    Iohanna Maria de Assis Estevam

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  2. Muito bom!Este método, além de fazer com que o aluno desenvolva suas capacidades cognitivas,promove também a capacidade de criatividade de uma forma divertida.
    Amei!:)

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  3. Adorei o trabalho, ótimo tema, muito bem escrito, de fácil compreensão. Parabéns!!

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  4. Ótimo texto, com titulo bastante sugestivo para despertar o interesse na leitura, texto de fácil leitura que proporciona um rápido entendimento sobre o assunto. Parabéns aos autores.
    bjus de luz.
    Nívea =)

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  5. Muito bom, texto de fácil compreensão e desperta o interesse em utilizar a educação maker. Facilita muito na aplicação dentro de sala de aula e desperta para que o aluno consiga produzir seu próprio conhecimento. Parabéns !


    Jean Carlos

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  6. Parabéns! O tema está de fácil compreensão e muito bem desenvolvido. Dinâmico e muito bem trabalhado! Adorei!
    Por: Jackelyne Sousa.

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  7. Adorei o post!! de fácil compreensão e desperta no leitor o interesse pelo tema, visando aprimorar aspectos relevantes na vida do estudante que é a autonomia e a criticidade. PARABÉNSS

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  8. Excelente post! Texto de fácil compreensão que além de proporcionar um bom entendimento sobre o tema exposto, desperta a curiosidade do leitor.
    Arrasaram!

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