quarta-feira, 11 de setembro de 2019

De igual para igual

De igual para igual





Rosana Maria Mendonça da Silva




No contexto educacional hoje, surgem algumas alternativas de metodologias que fogem do método tradicional de ensino, e a aprendizagem por pares ou Peer Instruction é uma dessas alternativas, e faz parte das metodologias ativas  de ensino. Na aprendizagem colaborativa ou por pares a ideia principal é que o conhecimento seja adquirido através da interação entre alunos, onde eles compartilham o que sabem, diante do assunto abordado e interagem entre si ao longo das aulas, envolvendo-os assim à sua própria aprendizagem.


“A aprendizagem entre pares envolve, compromete e mantêm os alunos atentos durante a aula por meio de atividades, exigindo de cada um a aplicação de conceitos fundamentais que são apresentados, para, em seguida, haver a explicação desses conceitos aos seus colegas” (PINTO, et al., 2012 apud PEREIRA, 2017).


A aprendizagem é baseada na divisão da turma por duplas, essa divisão não é aleatória e sim intencional, onde eles devem ter habilidades e conhecimentos complementares, para que possam se ajudar. É um método muito utilizado hoje em dia, a partir do fundamental I já se pode ver esse trabalhado em algumas escolas no Brasil e em universidades onde os educandos adotam e o adaptam, tendo como base a mesma metodologia. 

Cognitivamente aprendemos de formas diferentes e em ritmos diferentes, se motivados corretamente a aprendizagem será mais significativa e as atividades se tornará mais prazerosa e fácil de realizar, aumentando assim a produtividade. “ O método Instrução entre Pares ou, no original, Peer Instruction, consiste em uma mudança na relação aluno-professor, mas também na relação aluno-aluno ” (LAURI, Jorge, 2017, p. 8).

Fonte: https://educacional.cpb.com.br

A aprendizagem aborda vários benefícios, por desenvolver habilidades, comunicação, responsabilidade, autoconfiança e colaboração entre os alunos. A interação entre as duplas que devem trabalhar por um objetivo comum que é definido pelo educador, tendo em vista que as vezes se torna difícil transmitir o conhecimento, contando assim com a colaboração dos colegas, para que um ensine ao outro aquilo que não foi aprendido pelo professor, objetivando os alunos a discutirem o assunto abordado nas aulas expositivas e revisando assim o que foi lido antes da aula, tirando dúvidas, estimulando um debate. Ou seja a questão central do método é tirar o professor do centro do processo de ensino aprendizagem, porque ele não é a única forma de fonte do conhecimento.
https://www.youtube.com/watch?v=xvOvpE_jmjI

Esse método não deve está baseado apenas na aplicação de conteúdos, as questões devem estar centralizadas no desenvolvimento de trabalho coletivo, diálogo, colaboração, argumentação, fugindo assim da transmissão de conteúdos e partindo para uma interação com os alunos.”As teorias construtivistas afirmam que o ser humano constrói o conhecimento através da interação com o meio externo e entre os indivíduos à sua volta” (VYGOTSKY, 1991:GOWIN, 1981). Por tanto deve estar baseado na colaboração e presença ativa do aluno dentro e fora da sala de aula. Contribuindo assim para um maior engajamento do aluno e para um aumento dos resultados da aprendizagem de uma forma que ultrapassa o âmbito dos conteúdos e atinjam a aplicação dos conteúdos na vida real.


REFERÊNCIAS:

PINTO, S. et al. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena: estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista de Ciências da Educação, São Paulo, 2013.
https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf

LAURI, JORGE MORSCHBACHER. contribuições e desafios da metodologia instrução entre pares: um estudo de caso no ensino técnico, 2017.
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2207/1/2017JorgeLauri.pdf

VYGOTSKY,L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos 
superiores. 4 . ed. São Paulo. Martins Fontes,1991.


MORAN JOSÉ.Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda:Professor, Pesquisador e gestor de projetos de inovação em educação.

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